Presidente Capoani participa do GT Sistema Corporativo Integrado em Brasília

Reunião GT Sistema Corporativo Integrado . Créditos: Arquivo CREA-RS

Entre quarta e quinta-feira, o presidente do CREA-RS, Eng. Luiz Alcides Capoani, esteve em Brasília participando da reunião ordinária do Grupo de Estudo Técnico para Sistema Corporativo Integrado. O grupo, criado no final de 2013, tem como objetivo analisar e propor solução a adoção de um Sistema Corporativo Integrado para o Confea, Creas e Mútua. Essa iniciativa está prevista no Plano Anual de Trabalho do Conselho Federal, referente aos períodos de 2013 e 2014. Acompanhou o presidente, o gerente de TI do CREA-RS, Cândido Manoel Acauan Nery.
A proposta é garantir a eficiência dos serviços, unificação de processos, adequado armazenamento e utilização dos dados, bem como a comunicação entre os Regionais, o Conselho Federal e a Mútua. Para isso, a comissão terá a tarefa de dimensionar e apresentar novas estruturas de dados e sistemas para desenvolvimento e implantação de forma conjunta; e apresentar Proposta de Gestão Eletrônica de Documentos e Processos (GED).
Segundo análise do Colégio de Presidentes, atualmente existem 28 bancos de dados de profissionais e de empresas no Sistema Confea/Crea e mais um da Mútua. Esses bancos necessitam ser integrados, uma vez que armazenam importantes informações para a fiscalização do Sistema, como também para demais órgãos governamentais de controle e fiscalização a fim de que fortaleçam o exercício profissional.
O grupo é coordenado pelo presidente do CREA-BA, engenheiro mecânico Marco Antônio Amigo, e composto pela conselheira federal Ana Constantina; cinco presidentes de Creas, entre eles o presidente Capoani, sendo um por região, acompanhados de respectivos responsáveis das áreas de tecnologia da informação de seus Creas; um representante da área de TI da Mútua; um profissional da Superintendência de Integração do Sistema (SIS); um representante da Gerência de Tecnologia da Informação do Confea (GTI); e um analista da SIS/Gerência de Conhecimento Institucional (GCI). Caberá à GTI a supervisão dos trabalhos que deverão ser concluídos em até 180 dias.