Confea realiza Encontro de Representantes do Sistema de 24 a 26 de fevereiro

Créditos: Arquivo Confea

O Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) realiza, de 24 a 26 de fevereiro, no Hotel Royal Tulip Brasília Alvorada, em Brasília, o 3º Encontro de Líderes Representantes do Sistema Confea/Crea e Mútua. O Encontro foi aprovado pela PL 2103/2013, de dezembro do ano passado, e é previsto pelos artigos 27 e 53 da Lei nº 5.194 e normatizado pela Resolução nº 1.012/2005. São esperados cerca de 500 participantes, incluindo todos os conselheiros federais, presidentes dos conselhos regionais, coordenadores regionais das câmaras especializadas dos Creas, coordenadores regionais dos Creas Juniores, representantes das entidades nacionais, regionais e precursoras, assistentes técnicos dos Creas (que assistem os Coordenadores Nacionais das Coordenadorias de Câmaras Especializadas dos Creas e das Comissões de ética) e ainda convidados estaduais da presidência do Confea.

A Decisão Plenária que aprovou o Encontro estabelece a necessidade de tomar providências que assegurem o aperfeiçoamento e a aplicação da legislação profissional vigente e a apreciação do 8º Congresso Nacional de Profissionais (CNP), conforme previsto na Lei nº 5.194. Além disso, prevê a realização de reuniões dos fóruns consultivos (Colégio de Presidentes (CP), Colégio de Entidades Nacionais (Cden) e Coordenadorias de Câmaras Especializadas dos Creas), com a eleição dos seus coordenadores nacionais. No encerramento das atividades, a programação deste ano também deverá contemplar a realização de palestras e de debates, cuja temática envolve tecnologia e inovação, mobilidade urbana e meio ambiente.

A definição do local e de outros detalhes do Encontro passou pela visitação de vários espaços, em busca do mais adequado para acolher o evento – e que também estivesse disponível, tendo em vista a atipicidade do ano de 2014, com a realização da Copa do Mundo de futebol e das eleições. Segundo o presidente do Conselho, engenheiro civil José Tadeu da Silva, “o Confea se empenhou na busca do melhor espaço para viabilizar o evento com local de hospedagem para facilitar a logística, uma vez que os representantes que participaram do Congresso Nacional de Profissionais reclamaram das dificuldades com deslocamento”. Desta maneira, conclui José Tadeu, “esperamos que todos fiquem bem acomodados e participem ativamente do Encontro”.

Já a experiência proveitosa do último CNP em relação aos serviços e atendimentos prestados pela Mútua Caixa de Assistência será repetida neste 3º Encontro de Líderes Representantes do Sistema Confea/Crea e Mútua. Segundo o presidente da Mútua, engenheiro agrônomo Cláudio Calheiros, durante o evento, os participantes irão dispor de plantão de atendimento da Mútua.  “A Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea também manterá o Espaço Mútua de Saúde, com medição do Índice de Massa Corporal (IMC), dicas de nutrição e outros serviços para promover a qualidade de vida dos profissionais do Sistema Confea/Crea e Mútua”, informa Calheiros.

Lançamento da 71ª Soea
Na sessão plenária ordinária 1.407, em janeiro deste ano, os conselheiros federais aprovaram o lançamento da 71ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea) em Teresina (PI), no dia 21 de fevereiro de 2014. Esta edição da Soea será realizada em agosto de 2014.
O lançamento é a oportunidade divulgar a Semana à comunidade dos profissionais do Estado do Piauí, às áreas tecnológicas atuantes no estado, à mídia regional e à sociedade em geral, além de integrar os profissionais, as entidades de classe, as instituições de ensino, os órgãos governamentais em âmbito estadual, regional e municipal, empresários e empresas locais e regionais.
Ainda na plenária de janeiro, foi definido o tema da 71ª Soea, que será "Inovação Tecnológica para o Desenvolvimento Nacional".  Os eixos centrais, regionais e outros temas ainda serão submetidos à Comissão Organizadora da Soea (ConSoea).

Sobre o Crea e o Estado do Piauí
O Crea Piauí, que possui 11 inspetorias, sete entidades e 3.833 empresas registradas ativas, reúne aproximadamente sete mil registros, é presidido pelo engenheiro civil Paulo Roberto Ferreira de Oliveira.
Com cerca de três milhões e cem mil habitantes (Censo 2010), o Estado do Piauí tem uma forte atividade turística, em aspectos naturais, histórico-culturais e de aventura e misticismo. Conforme o Programa de Regionalização do Turismo, ao todo, são 123 municípios com potencial para o turismo, que integram sete regiões, de norte a sul do Estado.
No ano passado, o Piauí participou da 11ª Rodada de Licitações de Blocos para a Exploração e Produção de Petróleo e Gás Natural, promovida pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Os lotes piauienses pertencem à bacia do Parnaíba e ocupam uma área de 20 mil km². Seis multinacionais pretendem comercializar o gás natural que será extraído do subsolo piauiense.
Fonte: Equipe de Comunicação do Confea