Brasil+20 – Municípios Sustentáveis: Confea e MMA assumem compromissos

“Um trabalho de grande responsabilidade e de longa duração”, define Morais.. Créditos: Arquivo Confea

Integrante da parceria que reúne 51 Organizações Não Governamentais e sete ministérios em torno do Programa Nacional para Municípios Sustentáveis – Brasil+20 -, criado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), o Confea (Conselho Federal de Engenharia e Agronomia), representado pelos membros da Cais (Comissão de  Articulação Institucional do Sistema), recebeu na manhã de 04/02, em sua sede, em Brasília, as analistas ambiental e de infraestrutura do Ministério, Yriz da Silva e Maria Luiza Fontenele, respectivamente, para definir uma agenda de trabalho obedecendo às metas do acordo de cooperação assinado entre os dois órgãos governamentais, em 26 de dezembro último e com validade de um ano.
Coordenados por Marcelo Morais, os conselheiros federais que integram a Cais, Leonides Alves da Silva Neto e  Julio Fialkoski, acompanharão de perto a execução das ações projetadas pelo acordo como a troca de informações e de ferramentas para a participação direta de profissionais do Sistema para tornar sustentáveis os municípios brasileiros.

Sem a soma de recursos financeiros – Ministério e Confea arcam cada com suas despesas - referentes à pesquisa e deslocamento de pessoal a fim de radiografar a realidade ambiental, social e econômica dos municípios, educar e qualificar o pessoal local visando à conscientização e à colaboração dos habitantes para melhorar a qualidade de vida de todos.

Atuar no Planejamento Estratégico, assim como intensificar campanhas de sensibilização ao Programa, também está entre as metas assumidas pelo Confea e pelo Ministério  para o primeiro semestre de 2014.
Para Gilberto Campos, Superintendente do Confea responsável pela  Integração do Sistema, “o acordo de cooperação segue a linha adotada pelo conselho na direção de envolver cada vez mais a instituição e os profissionais da área tecnológica em projetos que visem ao desenvolvimento nacional e à melhoria da qualidade de vida da população”.

Pauta – Os integrantes da Cais estão em Brasília desde a segunda-feira, 3, para a 1ª reunião ordinária do ano e têm uma pauta extensa de temas a definir, entre eles: a agenda do ano e a análise de propostas como a que defende a presença de representantes do Crea  Jovem nas reuniões dos fóruns do Sistema, como forma de aproximar estudantes e jovens profissionais e conscientizá-los da importância de um trabalho de fiscalização.
Fonte: Equipe de Comunicação do Confea