Primeira reunião do Colégio de Entidades Regionais do RS

A Sociedade de Engenharia do Rio Grande do Sul sediou este primeiro Encontro do CDER-RS. Créditos: Arquivo CREA-RS

O I Encontro dos Coordenadores do Colégio de Entidades Regionais do RS marca a instalação oficial do  CDER no Rio Grande do Sul. Os trabalhos do grupo, iniciados nesta quinta-feira (13), se encerram na sexta-feira (14), com a posse dos primeiros coordenadores do CDER-RS, eleitos durante o último Encontro de Entidades de Classe, em setembro de 2013, em Gramado. Os novos coordenadores estaduais são os Engenheiros Agrônomos Mauro Cirne e Bráulio Caron, adjunto, juntamente com os coordendores regionais serão empossados nesta sexta-feira ao final do Treinamento de Gestores de Entidades de Classe.

Do evento sairá aprovado o primeiro Regimento Interno do Colégio, debatido pelos coordenadores a ser submetido à aprovação das entidades integrantes do CDER-RS. Na abertura do Encontro o Eng. Agr. Mauro Cirne destacou o pioneirismo dos profissionais presentes, que “institucionalizarão o Colégio de Entidades  no Estado". Destacou a importância deste momento para marcar um novo momento no atendimento do CREA-RS às entidades para andarem cada vez mais juntas em defesa dos profissionais e das próprias entidades”.

Em seu pronunciamento, o presidente do Conselho, Eng. Luiz Alcides Capoani, destacou o momento ser um marco na história do CREA-RS, dizendo estar realizando um sonho. "Comecei minha trajetória em uma entidade de classe, tendo presidido o IBAPE-RS, e sei das dificuldades que elas enfrentam e da importância que tem no desenvolvimento das cidades", afirmou. Garantiu, ainda, a necessidade delas terem maior autonomia financeira e política, e revelou que será votado em reunião Plenária deste sexta-feira o retorno do índice de repasses para 16% dos valores arrecadados pelas ART.
Presidente da Sergs, Eng. Hilário Pires, destacou a importância em presenciar o surgimento do CDER-RS na casa da Sociedade de Engenharia, que foi berço também do nascimento do CREA-RS. Falou, também da importância das entidades, dizendo que se “não houvesse as entidades, não haveria o Conselho”, visto que a grande maioria dos conselheiros representa no Plenário essas instituições. Para ele, é papel das entidades defender a Engenharia.

Representando o Legislativo Estadual, a deputada Marisa Formolo ressaltou o poder político das Entidades de Classe na defesa dos profissionais que representa e da sociedade. “O CDER surge para buscar soluções de grandes problemas que temos hoje, principalmente nas áreas de formação”, afirmou, revelando ter intermediado agenda entre do CDER com o Ministério da Educação para tratar do assunto. Para ela, a formação do Colégio é, ainda, uma grande demonstração de gestão democrática.”Vocês estão criando hoje uma força cooperativa, colegiada e colaborativa”, destacou,

Para o Eng. Gilmar Piovesan, diretor da Mútua-RS, o implantação do Colégio no Estado é de extrema importância. “Todas as entidades de classe do Rio Grande do Sul, assim como a Mútua, tem um objetivo único, que é a valorização e a capacitação do profissional”, destacou.

Por parte da Câmara de Vereadores de Porto Alegre, o vereador e engenheiro Carlos Comassetto disse da grata satisfação em ver as entidades de classe reunidas no RS. “Há 24 anos, quando participei de entidades, já buscávamos unificá-las”, afirmou dizendo ver que com a organização do Colégio as entidades de classe podem voltar a ter a importância e o papel que tiveram na vida das cidades em tempos passados. “Isso democratiza as responsabilidades, e tem destaque para agilizar processos importantes às populações”, afirmou.

Também participaram do encontro, membros da diretoria do CREA-RS, conselheiros e representantes de entidades de classe da Capital e Interior.

CDER - Entre as atividades do Colégio Regional está promover ações de sustentabilidade e fortalecimento das Entidades de Classe, formular políticas de valorização, aperfeiçoamento e atualização profissional, avaliar e sugerir ações conjuntas para inserção das entidades perante as políticas públicas, aprimorar e divulgar a legislação e a ética profissional, promover o debate de temas de interesse das entidades de classe, encaminhando as suas conclusões às partes interessadas na forma de sugestão, entre outras ações que levem a multiplicação de projetos e ações de interesse das profissões.