Notícia

Plenário se posiciona sobre desmembramento dos profissionais de nível técnico


Trevisan, Manoel Dias, Capoani e Burille. Créditos: Arquivo CREA-RS

Reunidos em sessão Plenária na última sexta-feira (14), os conselheiros do CREA-RS debateram sobre o pedido de desmembramento dos técnicos de nível médio do Sistema Confea/Crea. Por unanimidade, os conselheiros decidiram não se opor à solicitação. A decisão foi repassada ao Ministro do Trabalho, Manoel Dias, que esteve em Porto Alegre nesta segunda-feira (17). O Ministério criou um grupo de trabalho para tratar da questão que deve apresentar parecer sobre o tema até o dia 18 de abril. 
O presidente do CREA-RS, Eng. Civil Luiz Alcides Capoani, juntamente com o Eng. Agr. Luiz Trevisan, coordenador da Câmara Especializada, prestigiaram a abertura do Encontro Estadual de Serviços Especializados em Engenharia de Segurança em Medicina do Trabalho, na Fiergs. O coordenador da Câmara Especializada de Engenharia de Seg. Trabalho, Nelson Burille, integrou o painel ‘A Auditoria do trabalho na visão das entidades de classe’, representando o CREA-RS. Também marcaram presença no evento os Engenheiros de Seg. Trab. Alfredo Somorovski, conselheiro do CREA-RS, e Rogério Balbinot, presidente da ARES.

SESMT
O Estado ficou em terceiro lugar na geração de empregos formais em fevereiro no Brasil. O saldo entre admissões e demissões ficou positivo em 26,5 mil vagas entre 260,8 mil no País, segundo o ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, que abriu ontem, em Porto Alegre, um encontro sobre acidentes e segurança no trabalho, na sede da Federação das Indústrias do Estado (Fiergs). 
Em números absolutos, os destaques na geração de vagas no País foram o setor de serviços, com geração de 143.345 postos; indústria de transformação, com 51.951 vagas em fevereiro e construção civil, com saldo positivo de 25.055 vagas. O ministro destacou que os desafios, neste ano, estão na qualificação profissional e acesso a tecnologias. A meta é abrir 500 mil vagas no Pronatec Trabalhador, 250 mil no ProJovem e outras 100 mil no segmento de Menor Aprendiz. Segundo Dias, a fase atual é de apuração da demanda pelas comissões estaduais de emprego. 
Na intermediação de oferta de emprego, o governo vai relançar, no fim do mês, o portal Mais Emprego, com ajustes na ferramenta para permitir maior autonomia e agilidade na busca de trabalho pelas pessoas. “O trabalhador fará sua busca, inserindo seus dados, procurando pelo nome da empresa, setor e faixa de salário”, prometeu Dias. O novo portal, que chegou a ser lançado em 2011 pelo então ministro do Trabalho Carlos Lupi está dentro de pacote de ações para modernizar a estrutura de atendimento da pasta. 
“A presidente Dilma determinou as mudanças, garantiu recursos, e teremos apoio do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal. Será um novo ministério”, definiu o titular. As mudanças devem consumir R$ 360 milhões mas não ficarão prontas neste ano, devido ao tempo de implementação. Também serão feitas reformas de agências de atendimento e construção de sedes. O Estado será contemplado pelo pacote.
O ministro do Trabalho, Manoel Dias, disse que é preciso cuidar da saúde e segurança dos trabalhadores. Uma das razões é o impacto nas despesas no Ministério da Saúde e na Previdência Social. Em 2013, o ministro disse que ocorreram 700 mil casos. Foram feitas 135.546 inspeções em empresas no Brasil. Dias participou ontem do Encontro Estadual de Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT), na Fiergs, em Porto Alegre. O elevado número envolve, segundo o ministro, desde aspectos culturais até a falta de comissões de segurança nas fábricas. O governo fará uma campanha publicitária abordando saúde, segurança e trabalho, que estreará na Copa do Mundo.
A construção lidera em embargos e interdições no País, com 3.427 casos em 2013, seguido por 630 no comércio. 

Outras Notícias

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: