Ministro da Agricultura participa da Sessão Plenária do CREA-RS

Mendes Ribeiro foi homenageado com uma placa. Créditos: Arquivo CREA-RS

Com objetivo de debater a importância da agropecuária brasileira e das exportações agrícolas para o desenvolvimento do País, o ministro da Agropecuária, Pecuária e Abastecimento, Mendes Ribeiro Filho, participou na sexta-feira (10/08) da Sessão Plenária do CREA-RS. Na ocasião os conselheiros tiveram a oportunidade de conhecer melhor os principais problemas que o Brasil enfrenta na exportação de carnes, maçã, soja e outros produtos da agricultura e pecuária. É a segunda vez no ano que os conselheiros recebem a visita de um ministro de Estado. Na Sessão Plenária de julho esteve presente o Ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, que explanou aos conselheiros, durante cerca de meia hora, sobre os debates em torno do novo Código Florestal, destacando os pontos do texto aprovado na Câmara que foram vetados pela presidenta Dilma Rousseff e os que foram modificados por meio de publicação de Medida Provisória.

Por cerca de 1h30, Mendes Ribeiro apresentou alguns números, como a maior safra da história do país, que mostra que a agricultura brasileira não para de comemorar recordes, ressaltando que pretende virar o Ministério da Agricultura de cabeça para baixo, agindo em respeito ao produtor. "Além de produzir quase 166 milhões de toneladas de produção em uma área de cerca de 50 milhões de hectares, o Brasil poderá desbancar os EUA e se tornar o maior produtor de soja do mundo na safra 2012/2013. Segundo dados vindo do país norte-americano, a forte seca que atingiu as regiões produtoras causou uma quebra na produção de cerca de 10 milhões de toneladas no grão de soja e 100 milhões no milho", afirmou o ministro. De acordo com Mendes Ribeiro Filho, a expectativa é bastante grande quanto a esta meta que deve ser atingida nesta safra ainda. Ainda de acordo com o ministro, estes resultados mostram a veia agrícola que o país possui.

Mendes Ribeiro Filho ainda citou a internacionalização da Embrapa, órgão de pesquisa do governo, e que possui sede em diversas cidades do mundo, como fator primordial de sucesso para estes recordes obtidos ultimamente. Ressaltou no entanto que é preciso colocar em prática o PAC da Agricultura, para solucionar alguns problemas de infraestrutura que vive o setor, como a dificuldade de escoamento da produção. Salientou também a importância de incentivar as pesquisas e a assistência técnica no sentido de agregar valor para o produtor. O ministro ainda pediu ao agrônomos presentes no evento que parem de pensar no Código Florestal com um empecilho para o crescimento do agronegócio e passem a vê-lo como uma oportunidade de se obter uma agricultura menos danosa. Além dos conselheiros e diretoria, também estiveram presentes o assessor do ministro, Eng. Agrônomo Caio Rocha, o ex-presidente do CREA-RS, Eng. Agrônomo Gustavo Lange. O evento contou ainda com a presença da TV Bandeirantes, Agência Estado e Jornal do Comércio.

Ministro da Agricultura conversa com representantes da Anffa

Antes de sua palestra na sessão plenária de sexta-feira, dia 10, em frente da antiga sede do CREA-RS, o ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro Filho, acompanhado do presidente Eng. Luiz Alcides Capoani e do assessor do ministro, Eng. Agrônomo Caio Rocha, atendeu cerca de 25 representantes do Sindicato Nacional dos Fiscais Federais Agropecuários (Anffa), que estavam em greve, reivindicando reposição salarial, concurso público anual, capacitação dos agentes e a destinação de cargos de chefia aos servidores de carreira, por mérito. Segundo o próprio ministro, é preciso mais de 360 vagas em todo o País. "No entanto, estamos iniciando um processo de regionalização que diminui um pouco as necessidades de contratações devido aos convênios com os Estados. A Anffa não aceita, mas é isso que vou fazer e que tenho de fazer", declarou.