Comissões de Estudo da ABNT revisam normas sobre avaliação de imóveis

Ibape nacional promove assembleia na tarde desta terça-feira. No segundo e último dias de reuniões, nesta terça-feira (15/04), os integrantes da Comissão de Estudo de Inspeção Predial e da Comissão de Revisão de Imóveis Urbanos e Rurais, da Associação Brasileira de Normas Técnicas, se dedicam a revisar as normas técnicas sobre Avaliações de Imóveis – procedimentos gerais – e sobre Avaliações de Imóveis Rurais – parte 03. Coordenados por Octávio Galvão Neto, engenheiro civil, colaborador na elaboração de normas do Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia (Ibape), os trabalhos – desenvolvidos ontem e hoje, na sede do Confea, em Brasília – integram a pré-programação do II Seminário Nacional de Engenharia de Avaliações que será realizado amanhã, no Teatro da Caixa Cultural de Brasília.
No período da tarde, o Ibape nacional promoveu uma assembleia no plenário antigo do Confea. Já no plenário novo, o engenheiro agrônomo Marcelo Rossi discorreu sobre as demandas relacionadas à avaliação de imóveis rurais pertinentes à renovação da NBR 14.653-3, de 2004. “Estamos buscando um consenso sobre definições como qual o valor da terra nua e ainda se esse conceito se refere à terra sem benfeitorias”, diz Rossi.  O perito federal agrário participante da reunião, Raimundo Dárcio, em nome de alguns outros funcionários do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), relatou que a autarquia “não poderia deixar de contribuir com esse momento onde a norma da ABNT, que rege todo o processo de avaliação de imóveis rurais, está sendo discutido e atualizado”.
Promovido pelo Ibape nacional, o evento reune engenheiros, arquitetos, representantes de condomínios particulares, do Sindicato das Empresas de Compra, Venda, Locação e Administração de Imóveis Residenciais e Comerciais (Secovi), do Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon) e da Caixa Econômica Federal (CEF).
O vice-presidente de Habitação da CEF, José Urbano Duarte, abre a programação com uma palestra marcada para as 08h45. Na sequência, o deputado Luiz Pitiman  (PSDB-DF) falará sobre a contribuição do Legislativo no processo de desenvolvimento da engenharia de avaliações; o  engenheiro Osório Gatto, ex-presidente do Ibape nacional, abordará a avaliação de bens intangíveis, e o também engenheiro Edson Garcia Bernardes tratará de avaliação de desequilíbrio econômico-financeiro.
À tarde, o engenheiro Antonio Sérgio Liporini falará sobre Planta de Valores Genéricos. O tema “Aspectos Polêmicos em Desapropriação de Imóveis” será desenvolvido pelos engenheiros Frederico Correia Lima, Robson Paes Loures, Octávio Galvão Neto, Marcelo de Camargo Lima e José Tarcísio Doubek, encerrando a programação.

Maria Helena de Carvalho e Henrique Nunes/Confea