Notícia

Colégio de Presidentes discute entrada de profissionais estrangeiro


Na abertura da 3ª Reunião Ordinária do Colégio de Presidentes do Sistema Confea/Crea e Mútua, que ocorreu entre os dias 28 e 30 de maio, em Foz do Iguaçu, o presidente do Confea, Eng. Civil José Tadeu da Silva, externou sua preocupação com a questão da entrada dos profissionais estrangeiros no país. De acordo com ele, o Sistema atravessa hoje um momento de transição, inclusive com a saída dos arquitetos. “Estamos, também, num momento em que o país atravessa um momento ímpar de estabilidade democrática e econômica. Porém, precisamos analisar com muita clareza os pilares econômico, social e ambiental, pois sabemos que todas essas questões passam pelo nosso exercício profissional”.
Nesse contexto, o presidente relembrou que hoje, como a crise está assolando lá fora, os profissionais estrangeiros querem vir ao país, entretanto, livremente e até mesmo sem a necessária reciprocidade. José Tadeu destacou a situação que vem ocorrendo com os médicos e que pode vir a ser expandido para os profissionais da área tecnológica. Segundo ele, os Conselhos de Medicina têm combatido a decisão da presidenta Dilma Rousseff de editar um decreto visando facilitar a entrada de médicos estrangeiros no Brasil sem nenhuma revalidação do registro ou diploma.

Presidentes de CREAs contrários à flexibilização da entrada de profissionais estrangeiros no país
A Revista Veja, edição de 23 de maio deste ano, traz matéria intitulada “Médicos estrangeiros contra as filas”, sobre um decreto do governo federal que facilita a entrada de profissionais estrangeiros no Brasil. A proposta da presidente Dilma Rousseff é abrir o mercado brasileiro para médicos do exterior e atingiria também engenheiros e especialistas em informática, profissões com alta demanda. Pelo decreto será reduzida a burocracia na emissão de visto de trabalho e validação dos diplomas para os profissionais que venham ao Brasil já com contratos firmados com empresas nacionais. Presidentes de todo o Brasil debatem o assunto durante a terceira Reunião do Colégio de Presidentes do Sistema Confea/Crea, sendo contrários a qualquer abertura indiscriminada da entrada de profissionais estrangeiros sem regramento.  Para o presidente gaúcho, Eng. Luiz Alcides Capoani, podem ser realizados intercâmbios entre os países, mas com ressalvas. “Não somos contra convênios, mas desde que sejam feitas parcerias com critérios e regulamentos claros para o efetivo intercâmbio profissional e com a devida reciprocidade”, destacou o Engenheiro.
Com informações do Confea

Outras Notícias

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: