Notícia

CDER-RS garante mais recursos para repasse às entidades de classe


Plenária do CREA-RS homologa proposições do CDER-RS em prol das entidades de classe gaúchas. Créditos: Arquivo CREA-RS

O Colégio de Entidades Regionais (CDER-RS) aprovou em reunião dos Coordenadores Regionais, ocorrida em 08 de maio, pedido de ampliação de recursos via convênios para as Entidades de Classe Profissionais no ano de 2014, visando promover o fortalecimento destas. Entre as solicitações, o aumento de 10% para 16% do percentual de repasse das receitas líquidas do CREA-RS provenientes de ARTs em que no formulário há indicação de entidades de classe receptora. E, também, pedido de receita nova de um percentual de 16% de repasse das Receitas Líquidas do CREA-RS provenientes de ARTS em que no formulário não há indicação de entidade de classe, com base no previsto na Resolução nº 1053 do CONFEA, assim distribuídas: um total de 8% destas será distribuída mensalmente às entidades, tendo como critério o repasse de forma inversamente proporcional ao número de associados; os outros 8% serão utilizados para criação de um Fundo de Apoio às Entidades de Classe, cujo critério para acessar tais recursos será definido pelo CDER-RS.

Reunião de Coordenadores entrega propostas para Eng. Capoani levar à Plenária

Estas propostas de repasse foram entregues ao presidente do CREA-RS, Eng. Civil Luiz Alcides Capoani, que participou da reunião e se comprometeu a pautar para a Sessão Plenária da última sexta-feira (09). As propostas foram apreciadas e aprovadas por unanimidade pelo plenário do Conselho.

O Eng. Agr. Mauro Cirne, Coordenador Estadual do Colégio de Entidades de Classe do CREA-RS, entende que esta medida é o reconhecimento de que as entidades de classe profissionais são realmente a base do Sistema Confea/Crea e que o fortalecimento destas só ocorrerá com repasse de mais recursos. “São os profissionais da área tecnológica que geram os recursos de ARTs e que, portanto, precisam ter mais investimento em aprimoramento técnico como cursos, palestras, e na valorização profissional, em função da proximidade com as entidades, sendo que os recursos também serão usados para melhoria da infraestrutura e funcionamento”, conclui Eng. Cirne.

Os repasses estão garantidos para 2014 e os recursos resultantes da arrecadação de multas, feitos através dos Convênios de Mútua Cooperação, continuam. Entretanto, o Coordenador Estadual do CDER-RS ressalta que é fundamental uma gestão eficiente destes recursos por parte das entidades registradas no CREA-RS de forma a resultar em benefícios diretos aos profissionais associados.

Finalizando, o Eng. Mauro Cirne reconheceu e agradeceu, em nome de todos os Coordenadores Regionais, ao Eng. Civil Luiz Alcides Capoani pelo incentivo à autonomia de atuação do CDER-RS e pelo apoio às demandas e proposições que revertam em fortalecimento das entidades de classe em todo o Estado.

Outras Notícias

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: