Conselho em Revista já está no site

Na edição maio e junho da publicação do CREA-RS, voltamos no tempo e mostramos os pilares de uma história de 80 anos do Conselho gaúcho, que se mistura com os principais fatos que ocorreram no Estado. Em oito décadas de atividades, sendo protagonista do progresso, desenvolvimento e evolução tecnológica, compromisso com o futuro, soube conquistar a simpatia, o orgulho e o respeito de todos os gaúchos. De 1961 a 2013, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do RS elegeu 11 representantes para Plenário do Confea, que é o órgão que aprecia e decide sobre projetos de Resolução destinados a regulamentar e executar a lei e sobre projeto de decisão normativa destinada a fixar entendimentos ou determinar procedimentos para unidade de ação do Confea. Conversamos, então, com os profissionais que, honorificamente, representaram o Rio Grande do Sul no Plenário federal, como o Engenheiro Civil Antônio Carlos Xavier Pires, o mais antigo conselheiro vivo, que exerceu a função de 1991 a 1993.

Divulgamos ainda o calendário do processo eleitoral do Sistema Confea/Crea e Mútua, apresentando a Comissão Eleitoral Regional. O destaque também fica para um projeto que objetiva viabilizar maior comodidade e agilizar os processos necessários aos profissionais. Implantado, desde 2010, pela Inspetoria de Pelotas, o Projeto Interiorização do Atendimento consiste em deslocar funcionários, semanalmente, em parceria com as prefeituras ou com as associações de profissionais, para os municípios abrangidos pela Inspetoria. São levados ainda todos os equipamentos necessários para a prestação do atendimento, podendo realizar os procedimentos disponibilizados na sede em Pelotas. E ainda uma boa notícia para as Entidades de Classe, que conseguiram garantir mais recursos para promover seu fortalecimento, resultando em benefícios para os profissionais associados. Abordamos também a Norma da ABNT NBR 16280:2014 – Reforma em Edificações – Sistema de Gestão de Reformas – Requisitos. Elaborada pelo Comitê Brasileiro da Construção Civil (ABNT/CB-02), orienta os condomínios sobre os planos de reforma. Ministrante de cursos sobre o assunto em todo o Brasil, o presidente do Ibape-RS, Eng. Civil Marcelo Saldanha, lançará neste final de semana, no Parque da Redenção, em comemoração aos 80 anos do CREA-RS, o Manual Inspeção Predial – Prática do Diagnóstico na Redenção. A Conselho em Revista já está disponível no site e começa a ser distribuída na segunda-feira.