Notícia

Cidade de Lego atrai diferentes gerações ao estande do CREA-RS na Redenção


Cidade de Lego foi atração no Parque da Redenção . Créditos: Arquivo CREA-RS

Nem a insistente chuva, que só deu trégua no domingo à tarde, impediu que centenas de pessoas circulassem durante o final de semana pelo estande do CREA-RS no Parque da Redenção, em Porto Alegre. No local estava montada uma cidade em miniatura toda feita de peças do brinquedo Lego. A exposição, a cargo de um grupo de fãs do brinquedo - o Lego User Group Brasil (LugBrasil) -, foi construída a partir de cerca de 120 mil peças formando prédios, um aeroporto, um porto, pistas de rodagem, trens, carros, caminhões e uma retroescavadeira, todos com movimento. 

A ação integrou as comemorações dos 80 anos do CREA gaúcho e buscou valorizar a área tecnológica numa alusão ao quanto uma brincadeira de criança pode se transformar na concretização do sonho do adulto. "O objetivo foi mostrar às crianças, de maneira lúdica, as profissões vinculadas ao CREA. Além de despertar o amor e o valor dessas carreiras, que contribuem para o dia a dia da comunidade", ressaltou o presidente do Conselho, Eng. Civil Luiz Alcides Capoani. 

Entre os destaques da mostra foram construídos especialmente para a exposição réplicas do prédio do CREA-RS e da Assembleia Legislativa do Estado. Oito integrantes do LegoBrasil - entre paulistas, gaúchos e catarineses - montaram a instalação. “Levamos um dia inteiro para montar o prédio do CREA-RS”, explica Arthur do Amaral, um dos integrantes da equipe. De acordo com ele, para fazer reproduções de prédios históricos pode-se levar até quatro meses, entre encomenda das peças e construção das estruturas. 

Prédio do CREA-RS foi montado para a exposição

Jovens, idosos e crianças, todos se encantaram com a mostra. Entre os visitantes do sábado, o brilho nos olhos do pequeno Nicolas Manfroi, chamava a atenção. Com oito anos, enfrentou o dia chuvoso só para conferir a mostra de perto, contando ser fã do brinquedo. “Eu gosto de Lego porque eu tenho um monte, a polícia florestal, a casa da polícia e mais outros. E às vezes eu misturo todas as peças e monto coisas novas”, contou ele, dando mostra que, mesmo ainda não sabendo que carreira vai seguir, a Engenharia tem grandes chances nessa escolha. 

Nicolas, que fã de legos, foi à Redenção especialmente para ver a exposição

Já longe da infância, o Engenheiro Luís Carlos Stein também ficou muito impressionado com a minicidade. Para ele, além de bonita a mostra revela a importância da Engenharia. “Eu achei muito legal essa apresentação, pois na verdade as pessoas observam a importância das nossas profissões. A garantia da execução dos trabalhos é justamente a confiabilidade das construções, em todas as áreas – Elétricas, Civil, Mecânica – que faz com que o cliente, que é o usuário final da prestação de serviços e dos produtos, tenha uma garantia de ter adquirido um de boa qualidade”, destacou. 

Eng, Stein junto ao presidente do CREA-RS, Eng. Capoani

A ação do Conselho foi destaque em diversos veículos de comunicação da Capital, com matérias veiculadas nas redes televisivas RBS TV, Record, Pampa e TVE. Já na mídia impressa a exposição foi pauta dos jornais Correio do Povo, Zero Hora e Metro. Também ocorreram no estande lançamentos de publicações técnicas e infantis. 

 

Outras Notícias

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: