Notícia

Centenas de pessoas prestigiam solenidade de 80 anos do CREA-RS


Mesa de abertura . Créditos: Arquivo CREA-RS

Na presença de inspetores, conselheiros, funcionários e demais convidados, ocorreu na noite de sexta-feira (30) a cerimônia de celebração aos 80 Anos do CREA-RS. O evento foi marcado por diversas homenagens a profissionais que colaboraram com o Conselho no decorrer de suas oito décadas. O atual presidente, Eng. Luiz Alcides Capoani, foi prestigiado nas palavras do coordenador do Colégio de Entidades Regionais do RS (CDER-RS), Eng. Agrônomo Mauro Cirne. “Em sua gestão tem conseguido mostrar a importância do Sistema”, afirmou.  As vistorias no Presídio Central de Porto Alegre, do Parecer Técnico do incêndio da Boate Kiss, e a defesa do marco técnico “mostrando que os cargos técnicos tem que ser assumidos por profissionais habilitados”, estão entre as ações citadas pelo Engenheiro que “projetam e fazem o nome do CREA-RS reconhecido e contribuem com a proteção da sociedade”.

Destacando a honra em participar da cerimônia e poder saudar amigos e colegas de profissão, o deputado estadual Adão Villaverde falou das homenagens realizadas ao início da celebração como a “síntese do processo de construção desse importante Conselho Profissional”.   “A história do Estado está ancorada nos conhecimentos dos profissionais da área tecnológica”, afirmou. Lembrou, ainda, a intensa participação que o CREA-RS e outras entidades da engenharia tiveram na criação da Lei de Prevenção e Combate a incêndios do RS. “Foi feito um debate qualificado sobre o tema no RS e agora temos uma legislação avançada, com rigor, fundamento e clareza. Essa Lei se deve ao empenho, à dedicação e à qualidade dos setores de Engenharia do Estado.”

Deputado Estadual Adão Villaverde

Ex-presidente do Confea e da Mútua nacional, Eng. Civil Henrique Luduvice agradeceu o privilégio estar na comemoração. “Não dá para pensar no Sistema Confea/Crea sem levar em conta o modelo do CREA-RS e os profissionais gaúchos. Este espírito de associativismo e de planejamento em todas as áreas do pensamento é um farol para outros Creas”, destacou. Para ele, a Engenharia nacional vem construindo há tempos um grande País. “Construímos duas grandes hidrelétricas, que estão quase prontas. Somos nós, da área tecnológica, que conseguimos atender às principais demandas da população. Em cada área do conhecimento percebemos a atuação de nossas profissões. Não é um projeto corporativo, mas um projeto de País, que só cresce com competitividade, por meio das inovações tecnológicas”, destacou, finalizando parafraseando o hino gaúcho, “que as façanhas do CREA-RS continuem a ser exemplos a outros Estados”. 

Eng. Civil Henrique Luduvice

“Não é o empenho de uma só instituição ou um só homem que faz o CREA-RS, o Sistema somos todos nós, profissionais. Todos nós fizemos o Crea em um dado momento de nossas vidas”, afirmou em sua fala o diretor da Mútua-RS, Eng. Civil Gilmar Piovezan. Lembrou, inclusive, da participação dos arquitetos, “que por mais de 70 anos contribuíram com o Crea e a Mútua”. Sobre o futuro, destacou a necessidade de o Sistema “transformar-se para que se molde e se adapte à nova realidade, fortalecendo a atuação das profissões regulamentadas”.

Eng. Civil Gilmar Piovezan     

O presidente do CREA-SC, Eng. Civil e de Segurança do Trabalho Carlos Alberto Kita Xavier, “gaúcho de Erechim de nascimento, mas catarina de coração e de vida”, ressaltou que o Rio Grande do Sul têm dois presidentes, o do CREA de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. Elogiou a gestão do presidente Eng. Capoani, “que preside o Conselho com maestria, ética e resultado, com a marca da responsabilidade. Uma gestão voltada para o profissional”. Lembrou ainda que o CREA-SC foi desmembrado do CREA-RS e hoje conta com 56 mil profissionais.Também agradeceu ao presidente do Confea, Eng. Civil José Tadeu, na luta em defesa do Sistema Confea/Crea. “É preciso estar atentos para as várias ameaças que podem fragmentar o nosso Sistema.”

Eng. Civil e de Segurança do Trabalho Carlos Alberto Kita Xavier

Vice-prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, afirmou a parceria constante do CREA-RS com a Prefeitura “em prol de uma cidade melhor”. Destacou o papel do presidente Eng. Capoani na promulgação do decreto que instituiu a obrigatoriedade da inspeção predial na Capital. “O CREA-RS teve papel fundamental”, disse. Falou ainda sobre a questão da responsabilidade técnica dos profissionais nos projetos que planejam e executam. “Cabe ao poder público recebê-lo para dizer se aprova ou não, mas a responsabilidade técnica é do profissional”, destacando a modernização realizada na área de aprovação de projetos pela Prefeitura com a implantação da Declaração Municipal Eletrônica. 

Sebastião Melo

Representando o governador do Estado do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, o Secretário de Obras Públicas e Irrigação e Desenvolvimento Urbano, Eng. Químico Eduardo Martins Medeiros, começou falando da sua experiência ao lado do presidente Eng. Capoani, no DMLU. “Convivi com ele. É exigente. Conseguiu resolver a questão de resíduos, ao incentivar a criação de uma Central de Resíduos com todas as especificações. Tem responsabilidade em suas ações”, afirmou. Ressaltou ainda que existe uma preocupação no governo do Estado para que em todos os órgãos públicos tenha um técnico na direção. “Na apresentação dos nomes para a minha Secretaria, o governador Tarso Genro aprovou o meu nome por ser engenheiro”, salientou. Para ele, 80 anos é muito pouco. “Somos um País de conquista e de inclusão. Precisamos que as inovações tecnológicas ocupem seus espaços e avancem. Há muitos desafios que estão nas mãos dos profissionais do Sistema Confea/Crea. Vida longa aos profissionais. Vida longa ao CREA-RS”, finalizou.

Eng. Químico Eduardo Martins Medeiros

Também prestigiou a solenidade o presidente do Confea, Eng. José Tadeu da Silva, que iniciou saudando diversas entidades gaúchas, como o Senge-RS e a Sergs. Lembrou ter sido um presidente gaúcho, Getúlio Vargas, quem assinou os decretos que criaram o Confea e permitiu a criação dos Creas. “Iniciamos nossa organização profissional por uma pessoa aqui do Sul”, destacou. Para ele, os 80 anos do CREA-RS são significativos não só para o RS, mas para todo o Brasil. Falou, ainda, ser o momento festivo do presente, momento de reflexão. “É do passado que estamos vivendo o presente. Nossa história é feita dos que nos antecederam e é no presente que definimos o nosso futuro.” Para ele, não há como falar do RS, sem falar do CREA-RS. “O Confea vem render suas homenagens, por tudo que aqui se fez pela categoria e pela sociedade. E tenho certeza que, nesta data, o CREA-RS começa a refletir o que é preciso fazer sobre as demandas que surgem. O País depende da Engenharia e o Confea se orgulha de ter um Crea do porte do Crea Rio Grande do Sul.” 

Eng. Civil José Tadeu da Silva

Ao finalizar a solenidade, o presidente do CREA-RS, Eng. Luiz Alcides Capoani, começou com uma reflexão. “Jamais poderia imaginar, há mais de duas décadas, recém-formado na UFRGS, com muitos sonhos a realizar, que um dia estaria à frente de uma entidade tão importante como o CREA-RS, que há 80 anos vem contribuindo na busca de um País mais justo e desenvolvido”, lembrou.

Eng. Civil Luiz Alcides Capoani

“Deus foi generoso ao nos dar esta missão, de construir um Crea que busque cada vez mais integrar profissionais e sociedade, fiscalizando para garantir eficiência, economicidade e segurança nos serviços oferecidos pelas empresas registradas e profissionais legalmente habilitados”, destacou. Também fez questão de homenagear a todas as gerações que construíram esta história do Conselho gaúcho. Segundo o presidente Eng. Capoani, não há limites para os profissionais do Sistema. “O que nossos sonhos e imaginação podem realizar, nós podemos tornar realidade e o tempo evidencia todas as nossas obras”, finalizou.

 

Outras Notícias

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: