Lançamento do Manual de Inspeção Predial – Evitar é Prevenir Acidentes

Ex-deputado Marcos Peixoto, Eng. Capoani e Eng. Marcelo Saldanha. Créditos: Rosi Boninsegna (Edicta)

Em mais uma ação dos 80 anos do CREA-RS, foi lançado no estande do Conselho gaúcho no Parque da Redenção, domingo (01), o Manual de Inspeção Predial, do Ibape-RS. “Não deixe o leigo substituir o profissional para fazer o ‘check-up’ predial” é a principal mensagem da publicação. Para o Eng. Civil Marcelo Suarez Saldanha, presidente do Ibape-RS, o manual mostra as ferramentas da Engenharia Diagnóstica e explica o que é e para que serve a Inspeção Predial. “Apresentamos na publicação ainda o Decreto Lei Municipal n. 18.574, de fevereiro de 2014, que dispõe sobre as regras gerais e específicas a serem obedecidas na manutenção e conservação das edificações, revogando o Decreto n. 17.720, de 02 de abril de 2012. É uma conquista para nós profissionais. Temos de ocupar espaços pertinentes às nossas profissões, Engenharias Civil, Elétrica, Mecânica e Agronômica, atestando a segurança das edificações, atendendo às legislações para garantir a segurança da sociedade”, ressaltou.

Parabenizando a publicação, o presidente do CREA-RS, Eng. Luiz Alcides Capoani, ressaltou a importância da manutenção e inspeção predial. “Minimiza riscos e salva vidas. A manutenção predial realizada por profissionais habilitados pode impedir acidentes como os que ocorreram em Capão da Canoa, Rio de Janeiro e São Paulo, por exemplo”, salientou, lembrando ainda a participação do Conselho gaúcho para a aprovação em Porto Alegre da Lei de Manutenção e Inspeção Predial.  O lançamento foi acompanhado por vários profissionais que visitavam o estande.

Os livros podem ser adquiridos através de contato com o Ibape: ibape-rs@ibape-rs.org.br / http://ibape-rs.org.br/