Mais de 200 participantes presentes ao I Fórum da Construção Civil

Presidente Capoani participa da abertura do Fórum. Créditos: Rosi Boninsegna

Construir soluções para aperfeiçoar as aprovações de projetos e os licenciamentos na capital gaúcha é o objetivo principal do I Fórum da Construção Civil, que iniciou na manhã desta terça-feira (15) e segue até amanhã (16) à tarde no Auditório do Ministério Público, em Porto Alegre. A programação também envolve aspectos legais da construção civil, transparência da administração pública e troca de experiências exitosas.

Durante a abertura, o presidente do CREA-RS, Eng. Luiz Alcides Capoani, destacou em sua fala a representatividade dos presentes à mesa principal, contando com representantes da Prefeitura, Ministério Público, Câmara de Vereadores, além de entidades da área de defesa do consumidor e construção civil. “Em seis anos de mandato não havia visto tantas entidades e órgãos públicos convergindo para um mesmo caminho: a busca de soluções”. Eng. Capoani também frisou a importância da participação e presença dos Conselhos de Classe. “Entendemos que os Conselhos tem que buscar questões de interesse social e humano, além do registro e da fiscalização profissional”, destacou, afirmando que “assim também se protege a sociedade”.

Também presente, o prefeito da Capital, José Fortunati, destacou que esses são temas de grande complexidade. “Um só empreendimento reúne inúmeros interesses, como o do construtor, do profissional responsável, do técnico do poder público e do urbanista, além do ambientalista e de acadêmicos. O mérito do fórum é fazer com que todos tragam suas convicções ao debate de forma clara para que haja um efetivo avanço”, observou. Informou que já neste ano, a partir de agosto, começam a ser digitalizados os mais de 200 mil processos em tramitação, o que dará maior agilidade com a possibilidade de análises simultâneas por diversos órgãos e a maior transparência ao processo. Citou, ainda, o CREA-RS como um dos grandes parceiros nas políticas públicas para a cidade de Porto Alegre. "Temos no Conselho uma entidade que colabora de forma propositiva", destacou.

A abertura do evento contou também com as presenças do presidente do Fórum Latino Americano de Defesa do Consumidor, Alcebiades Santini, da representante do procurador-geral do Ministério Público, promotora Caroline Vaz, dos presidentes da Câmara de Veradores, Professor Garcia, OAB/RS, Marcelo Bertolucci, e do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do RS, Roberto Py.

Fórum – o I Fórum da Construção Civil - Construindo Soluções para Aprovações de Projetos e Licenciamentos de Obras teve prosseguimento com a palestra de abertura ministrada pelo promotor de Justiça Luciano de Faria Brasil sobre gestão pública, dever de transparência administrativa e sua importância para a atividade econômica. À tarde, o encontro segue com o painel Aspectos legais na construção civil: entraves e soluções.
No encerramento do evento, na tarde desta quarta-feira, será apresentada e aprovada a “Carta Compromisso” a ser entregue à Prefeitura da Capital.

Com informações da Prefeitura Municipal de Porto Alegre