Gerenciamento de Riscos é tema de palestra gratuita

O gerenciamento de riscos nos processos industriais será tema de palestra ministrada pelo engenheiro José Lopes Alves (*) no dia 22 de julho, às 19h, no auditório do SENGE. A atividade introduz aos participantes os cenários e as bases curriculares do curso sobre Gerenciamento de Riscos (256 h) que será realizado no Sindicato a partir de 11 agosto, cujas inscrições já estão abertas. A palestra inicial é gratuita aos sócios e não sócios.

A palestra e o curso sobre Gerenciamento de Riscos integram o Programa de Qualificação do SENGE, que vem se consolidando a cada ano como um dos melhores canais para capacitação de profissionais de Engenharia e Arquitetura. Com o objetivo de se manter alinhado com a evolução do mercado de trabalho, Gerenciamento de Riscos é a terceira atividade de qualificação oferecida pelo Sindicato com programação e carga horária semelhantes a um curso de pós-graduação, assim como o Nivelamento em Engenharia de Saneamento e de Engenharia de Dutos, realizados para capacitar os quadros técnicos da Corsan e da Sulgas, respectivamente.

O curso de Gerenciamento de Riscos tem duração total de 256 horas, dividas em 13 disciplinas organizadas em três módulos temáticos, que podem ser cursados de forma autônoma ou na sua totalidade. Serão abordados os fundamentos básicos para o gerenciamento dos riscos nos processos, com foco em todos os ciclos da vida de uma instalação industrial, desde a concepção, a engenharia, as construções e montagens, as modificações, até a desativação no final do ciclo. O objetivo é complementar as competências dos profissionais de engenharia para avaliar, controlar e monitorar riscos e ameaças, garantindo a sustentabilidade dos negócios.

Inscrições gratuitas para a palestra inicial: clique aqui.
Inscrições e o programa do curso: clique aqui.

(*) Doutor em Engenharia (USP), auditor internacional de segurança de processo e possui larga experiência em cursos, auditorias, avaliações de riscos, onshore e offshore, indústrias de óleo e gás, siderurgia, mineração, química, petroquímica, distribuição de energia, alimentação, papel e celulose, entre outras. Desenvolveu carreira industrial no Grupo Rhodia, onde atuou em projetos, construções, montagens, operação e manutenção, além de consultor interno internacional em segurança de processo e gerenciamento de riscos, e gerente de Tecnologia. Foi Engenheiro Principal na DetNorskeVeritas (DNV) durante oito anos. Desenvolveu a metodologia da DNV voltada para segurança comportamental. Fundou a Interface Consultoria em Segurança e Meio Ambiente (www.interface-hs.com.br) e lançou o livro Mudança Cultural Orientada por Comportamento (Qualitymark), de autoria conjunta com Miranda Jr. L. Carlos.