Colóquio reúne representantes de Conselhos e Ordens no CRCRS

CREA-RS representado no evento conjunto. Créditos: Arquivo CRC-RS

Na tarde de sexta-feira (25/07), em torno de 70 pessoas, entre conselheiros, agentes fiscais e outros colaboradores dos Conselhos e Ordens de Fiscalização Profissional, participaram da segunda edição do Colóquio Compartilhando Experiências, organizado pelo Fórum-RS. Na abertura do evento, realizada na sede do CRCRS, a coordenadora da Câmara de Defesa da Sociedade, Miriam da Silva, lembrou que os Conselhos têm papel fundamental em proteger e defender a sociedade. A seguir, o coordenador do Grupo de Assessores Jurídicos do Fórum-RS, César Boeira, comentou sobre a importância da fiscalização.
O vice-presidente de Relações com os Profissionais do CRCRS, Celso Luft, representando o presidente da entidade, Antônio Palácios, no uso da palavra, saudou a todos os presentes e elogiou a iniciativa. Por fim, o presidente do Fórum-RS e do CRECI-RS, Flávio Koch, frisou que o colóquio é uma oportunidade para a troca de ideias entre os diversos Conselhos e Ordens.
O primeiro painel do evento abordou os objetivos, o público-alvo e o conteúdo programático do Curso de Extensão em Conselhos Profissionais da PUCRS e foi conduzido pela professora e coordenadora do referido curso, Jaqueline Mânica. Em sua apresentação, ela falou sobre a experiência positiva no primeiro módulo, realizado no final do ano passado e lembrou que existe a previsão de abertura de nova turma, ainda em 2014. A extensão é destinada a agentes fiscais e conselheiros das entidades de fiscalização profissional.
O Colóquio teve prosseguimento com a explanação, por parte do assessor jurídico do CRN2 e Crefono7, Marco Stefani, acerca do ato de julgar processos ético-administrativos e o papel do julgador. De forma didática, Stefani esclareceu a importância dos conselheiros nas suas funções de legislar e julgar normas relativas às atividades profissionais.

Fonte: CRC-RS