Delegação gaúcha estará presente na 71ª Soea

Créditos: Arquivo CREA-PI

Desta vez será Teresina, a capital do Piauí, a anfitriã da 71ª Semana Oficial de Engenharia e da Agronomia (Soea), entre os dias 11 e 15 de agosto, que deverá receber cerca de 3 mil profissionais. Considerado o maior evento da área tecnológica do País, a Soea deste ano também promoverá o Congresso Técnico Científico da Engenharia e da Agronomia (Contecc 2014), que terá como tema principal “Inovação Tecnológica para o Desenvolvimento Nacional”.

A delegação gaúcha, composta pelo presidente, diretoria, conselheiros, representantes de Zonais e do Colégio de Entidades Regionais do Rio Grande do Sul (Cder-RS) e inspetores, se fará presente com 155 pessoas. Entre os temas que serão debatidos até o dia 15 de agosto estão a influência da equidade de gênero na área tecnológica; interação entre instituições de ensino, empresas, Sistema Confea/Crea e fundações de apoio a pesquisa; energia fotovoltaica e eletronuclear; desenvolvimento regional; políticas públicas voltadas para saneamento, mobilidade e infraestrutura; e construção a seco.

A agenda institucional do Sistema Confea/Crea e Mútua também está prevista dentro da programação da Soea. Serão promovidas reuniões de lideranças das Coordenadorias de Câmaras Especializadas, do Fórum JR/Jovem e do Colégio de Entidades Nacionais (Cden).

Renomados profissionais da Engenharia brasileira ganham destaque na lista de palestrantes da Semana. O oficial da Aeronáutica e Engenheiro formado pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Ozires Silva, debaterá com o público o tema “Liderança e Ética”, na tarde do dia 14. Ozires é reconhecido por sua contribuição ao desenvolvimento da indústria aeronáutica brasileira. Liderou a equipe que projetou e construiu o avião Bandeirante e também esteve à frente do grupo que promoveu a criação da Embraer, uma das maiores empresas aeroespaciais do mundo. O engenheiro já presidiu a Petrobras e Varig, assumiu o Ministério da Infraestrutura, e atualmente é reitor de uma instituição particular de ensino superior em Santos (SP).

Engenheiro Civil formado pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo e considerado o “pai da ponte estaiada”, Catão Francisco Ribeiro marca também a agenda de debates da quinta-feira. Diretor executivo de uma empresa de Engenharia, Catão é responsável técnico por mais de 1.600 projetos estruturais de obras de arte especiais, entre elas a ponte estaiada Octávio Frias de Oliveira, em São Paulo. Catão defende que esse tipo de ponte não é apenas de modismo, mas é um verdadeiro símbolo de avanço tecnológico no Brasil.

Confira a programação completa da 71ª Soea em www.soea.org.br