16ª Edição do Congresso Nacional de Engenharia de Segurança do Trabalho

Ministro Manoel Dias conversa com Engenheiros de Segurança sobre a saúde do trabalhador. Créditos: Arquivo CREA-RS

De 06 a 08 de agosto, Novo Hamburgo foi palco do Congresso Nacional de Engenharia de Segurança do Trabalho (CONEST) que, em sua décima sexta edição, reuniu inúmeros profissionais, entre engenheiros, arquitetos, técnicos e empresários. Na solenidade de abertura foi enfatizada a necessidade de empreender esforços no sentido de garantir melhor amparo ao trabalhador de forma a permitir que possa prestar serviço de mais qualidade e com melhores condições de trabalho.
Após mais trinta anos sem a participação do Ministro do Trabalho e Emprego em um evento da área de Engenharia de Segurança do  Ttrabalho, a ocasião foi abrilhantada com a ilustre presença do ministro Manoel Dias, que destacou a relevância de difundir modelos, projetos e atividades que envolvam a saúde e segurança do trabalhador.
Além do Ministro, também se fizeram presentes o superintendente da Regional do Ministério do Trabalho e Emprego do RS, Neviton Nornberg, o prefeito de Novo Hamburgo, Luis Lauermann, o presidente da Associação Nacional de Engenharia de Segurança do Trabalho, Eng. Francisco Machado,o diretor do CREA-RS Eng. Op.-Eletr. Sérgio Boniatti, entre outras autoridades.
Na ocasião o presidente da ARES, Eng. Rogério Luiz Balbinot,  expressou ao Ministro a preocupação da classe com as distorções existentes no leiaute do E-social, pertinente a relação dos agentes agressivos impressos na tabela 7 do arquivo S-2360, em face da não observância das diferenças existentes entre os critérios de avaliação estabelecidos em cada uma das legislações (trabalhista e previdenciária) e as variáveis de agentes nelas contemplados, mediante a entrega de um dossiê.

O CREA-RS, representado por seu presidente Eng. Civil Luiz Alcides Capoani, participa de painel sobre Segurança e Legislação, no dia 07 de agosto, explicando a importância dos profissionais no processo de elaboração das legislações que impactam na área técnica.

Eng. Capoani relata sobre a atuação ativa do Conselho no processo de criação da Lei Kiss
Informações ARES