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Trabalho gaúcho é premiado no I Contecc 2014


Eng. Civil Adriana Gindri Salbergo e Engenheiro Florestal e professor Pedro Roberto Madruga. Créditos: Arquivo CREA-RS

“Análise do nível de satisfação dos professores da área tecnológica em relação ao CREA-RS visando à proposição de inovações de serviços” é título do único trabalho do Rio Grande do Sul selecionado para o Congresso que ocorreu durante a 71ª Semana de Engenharia e Agronomia, em Teresina. Com 19 anos participando do Sistema Confea/CREA, na maioria das vezes como representante das entidades de classe, levou o Engenheiro Florestal e professor Pedro Roberto Madruga a estudar a relação dos professores com o CREA, acompanhado por outra autora do trabalho, a inspetora-secretária de Alegrete, a Eng. Civil Adriana Gindri Salbergo. A base de estudo foi a Universidade Federal do Pampa (Unipampa).

“Temos observado que existe um distanciamento entre os órgãos de regulamentação profissional e instituições de ensino superior (IES). Além disso, a legislação do MEC e do Sistema Confea/Crea são conflitantes no que se refere à exigência de registro de profissionais no Conselho. E temos de considerar, pois as IES são as maiores formadoras de profissionais da área tecnológica”, explica o professor Madruga. Segundo ele, foi criado um questionário no sentido de saber qual era o nível de satisfação dos professores. O objetivo é determinar o grau de satisfação, com relação ao Sistema Confea/Crea, dos professores e técnicos administrativos de nível superior vinculados aos cursos de Engenharia Agrícola, Civil, Elétrica, Mecânica, Telecomunicações, Engenharia de Software, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica. Para o professor Madruga, é preciso tentar entender o resultado da pesquisa. “É fundamental olharmos para os alunos, porque eles vão se tornar profissionais e têm de sair das universidades sabendo o que é o CREA”, avalia. O Engenheiro critica ainda o fato de ser um economista a ministrar aulas de Ética e Legislação Profissional nos cursos de Engenharia.  
“Há vários profissionais saindo da universidade sem saberem qual é o papel do Conselho”, lamenta o professor Madruga. 

Conclusão – O resultado do trabalho aponta que o tema merece uma reflexão com várias inovações, como a criação de um grupo de trabalho com a participação de professores e alunos para disseminar as informações da importância do Conselho; participação de representantes do CREA-RS em seminários, congressos, semana acadêmica e eventos realizados pelos cursos da área tecnológica; efetivar a representação junto ao CREA-RS. A sugestão ainda é que o CREA-RS, por meio de Portaria, crie uma unidade de apoio às IES. 

Bem elogiado durante a apresentação do trabalho, de acordo com o professor Madruga, a sistemática deve ser aplicada em outros Creas. Além disso, os dois professores foram convidados a participar da Semana Acadêmica da Universidade Federal do Maranhão. De acordo com a organização do Contecc, foram recebidos 280 trabalhos de Agronomia, 112 de Engenharia Civil, 67 de Engenharia Elétrica e 58 de Engenharia Química. Engenharia Mecânica, Geologia, Agrimensura e projetos de Educação e do Sistema Confea/Crea totalizam 46 inscritos. 

 

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