Notícia

CREA-RS participa do movimento Paz Novo Hamburgo


Eng. Capoani apresenta atuação do CREA-RS em ações da OAB e do Fórum da Questão Penitenciária. Créditos: Arquivo CREA-RS

Denominado “movimento de sociedade para a sociedade”, o Paz#Novo Hamburgo começou há três meses e tem como principal reivindicação a extinção dos regimes semi-abertos e abertos no Brasil.  
De acordo com a coordenadora do movimento a advogada Andrea Schneider Beckenkamp o movimento tem quatro metas definidas. “A curto prazo é a fuga zero do presídio e a fiscalização externa dos presidiários. A médio prazo é a mudança na lei com a extinção do regime aberto e semi-aberto. E a longo, um novo presídio para Novo Hamburgo que atenda só os presos da cidade e localizado fora da área urbana”, ressaltou na abertura do encontro ontem (25) que reuniu representantes das 33 entidades de classe. 
Segundo Andrea, o Paz#Novo Hamburgo conquistou em pouco tempo grande disseminação, citando São Leopoldo, Estância Velha, Campo Bom, Igrejinha e Sapiranga. “Conseguimos, através da Câmara Municipal, o valor de R$ 80.000,00 para a compra de câmeras de videomonitoramento para o presídio. Serão 24 horas de vigilância, com acompanhamento de um agente da Guarda e da Brigada. Outra ação, que teve um excelente resultado, foi a fiscalização externa, realizada pela equipe do diretor do presídio, Cesar Corrales. Foram mais de 70 fiscalizações ao trabalho dos presos. Além disso, a Susepe se comprometeu em organizar uma força-tarefa para fiscalização dos presos no seu ambiente de trabalho de 1 a 2 vezes ao mês”, explicou
Também foram convidados os candidatos a deputado federal e senador da região com o objetivo de propor o compromisso desses candidatos, caso sejam eleitos, em levar a proposta à Câmara Federal.  
Presente no evento, o presidente do CREA-RS, Eng. Civil Luiz Alcides Capoani, falou sobre o trabalho que o Conselho gaúcho está fazendo, em conjunto com a OAB e a Ajuris, com relação ao Sistema Penitenciário Gaúcho, desde o ano passado. “Este movimento é muito mais amplo e necessita de mudanças profundas porque é um sistema que não ressocializa ninguém”, ressaltou.
O evento ainda contou com a presença do inspetor secretário Eng. Mec. Jorge Luiz Wojcicki da Silva e da ex-conselheira do CREA, hoje no Conselho de Arquitetura e Urbanismo, Arquiteta Rosana Oppitz.

Arq. Rosana, Eng. Capoani e dra Andréa

 

Outras Notícias

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: