Espaço EngenArte recebe novas exposições

Doze banners compõem a exposição. Créditos: Arquivo CREA-RS

Comemorando a passagem da data de fundação do CREA-RS, o Espaço EngenhArte abriu esta semana a Exposição “CREA-RS 78 anos de história”. Através de banners ilustrados é contada a história da instituição. Entre os destaques estão representados o ato presidencial que criou o Sistema Confea/Crea, os ex-presidentes do Conselho, o cronograma de criação das Inspetorias e das Inspetorias Especiais, integram esta mostra histórica que fica até dia 15 de junho. Após este período, a Exposição itinerante irá percorrer algumas Inspetorias do CREA-RS.

Um pouco mais da história do CREA-RS
Tudo teve início em 11 de dezembro de 1933, quando Getúlio Vargas, então presidente da República, assinou o Decreto-Lei n.º 23.569, regulamentando as profissões de Engenharia, Arquitetura e Agrimensura. Foram instituídos o CONFEA – Conselho Federal e os CREAs – Conselhos Regionais, divididos em 8 unidades espalhadas no país. Assim, em 30 de maio de 1934 era criado o CREA 8ª Região, que abrangia os Estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Inicialmente, o Conselho contava com apenas nove conselheiros e tinha como presidente o Eng. Civil Henrique Pereira Netto. Santa Catarina só viria a se desvincular do Conselho no mês de março de 1958, quando foi fundado o CREA 10ª Região.
Em 1966, com a criação da Lei 5.194, que até hoje regulamenta as profissões do Conselho, é incluída no Sistema a profissão de Engenheiro Agrônomo e, a partir daí, os Conselhos passam a se chamar Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia. O Conselho passa a se chamar CREA do Rio Grande do Sul em fevereiro de 1979. Os CREAs começam a se organizar em Câmaras Especializadas e é especificada a criação de Inspetorias no interior de cada Estado, nas cidades onde houvesse a necessidade de uma fiscalização mais atuante.

Mostra apresenta Sistema Hidroportuário do RS
De 18 de junho a 06 de julho, o espaço irá expor a mostra fotográfica "Sistema Hidroportuário como Sustentabilidade no Desenvolvimento do RS", que tem por finalidade popularizar o potencial de portos e de hidrovias no Estado.
A exposição é composta por 13 banners, com registros produzidos pelo fotógrafo e assessor superior da SPH, Carlos Oliveira, que mostram imagens e frases identificando a riqueza natural, de rios e lagos. A utilização do modal hidroviário para transporte de carga e de pessoas com maior sustentabilidade social, econômico e ambiental é o foco da exposição.