Para presidentes de Creas, a 69ª Soea será um marco para o Sistema

Eng. Capoani ressalta a importância da nova constituinte para o Sistema. Créditos: Arquivo CREA-RS

Representantes dos Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia participaram do lançamento da 69ª Soea no dia 30 de agosto, em Brasília. Para eles, a edição deste ano se destaca pela importância do debate sobre os normativos da área tecnológica, em especial a Lei 5.194/66, que rege as profissões do setor. “A Soea vai ser uma revolução para a legislação e contribuirá para renovar o que acreditamos que está ultrapassado”, apostou a presidente do Conselho de Tocantins, Eng. Civil Roberta Castro.
O Eng. Civil Luiz Alcides Capoani, que preside o Crea-RS e será o anfitrião da 70ª Soea, considera a edição deste ano o começo de um novo tempo que gerará benefícios para os profissionais do Sistema e a sociedade. “Começa aqui neste lançamento o debate da nossa constituição. Teremos êxito com esse evento”.
Para o presidente do Crea-PA, Eng. Agr. Antonio Carlos Albério, a atualização das leis é necessária tendo em vista o longo tempo decorrido desde que foram sancionadas. “A expectativa é muito grande. Esta Soea trará grandes avanços para o Sistema”.
Segundo Joel Krüger, Eng. Civil e presidente do Crea-PR, a Soea é historicamente importante, mas neste ano ela vem com uma responsabilidade ainda maior. “Vamos rediscutir os normativos, o marco legal do Sistema. Discussões que levaremos para o Congresso Nacional de Profissionais (CNP), que acontece no próximo ano depois da Soea”, pontuou Krüger.
O presidente do Conselho Regional de Santa Catarina, Eng. Civil e seg. trab. Carlos Alberto Xavier, também deposita confiança na Semana da Engenharia e da Agronomia deste ano. “Temos grandes expectativas. As sementes lançadas irão germinar e [os resultados] repercutirão na sociedade”, comentou.
Para o presidente do Crea-RO, Nélio Alencar, a Soea é importante para todo o país, pois “a engenharia vai mostrar sua cara”. Ele comentou que o tema do evento, a legislação do Sistema Confea/Crea, foi discutido durante a 5ª Reunião Ordinária do Crea-Norte, em Porto Velho, que contou com a presença do presidente do Confea, no dia 13 de agosto.
Representando o presidente do Crea-RJ, o Eng. Agr. João Sebastião de Paula Araujo, disse que os integrantes daquele Conselho Regional já estão organizados para participar da 69ª Soea. “A comitiva do Rio de Janeiro é de aproximadamente 15 pessoas. Esperamos que durante a Semana possamos  discutir os caminhos do Sistema, pois com a saída dos arquitetos há de ser repactuada a representação das categorias que compõem o Sistema. O Crea-RJ ainda quer compartilhar na Soea as experiências adquiridas com a RIO +20 em relação ao desenvolvimento sustentável”.
O anfitrião da 69ª Soea e presidente do Crea-DF, Eng. Civil Flavio Correia de Sousa, considera simbólico a capital da República sediar a Semana Oficial da Engenharia no momento em que se discute a modernização da legislação. “Esperamos que seja o pontapé inicial para que durante a Soea tenhamos  definições. Para isso, é preciso que os profissionais se engajem nas discussões e nos fóruns que a Soea promoverá”, afirmou.
Fonte: Assessoria de Comunicação e Marketing do Confea