Responsabilidades na Segurança e Saúde do Trabalho

O presidente do CREA-RS, Eng. Luiz Alcides Capoani, participou na manhã de hoje da abertura do seminário que tem como tema central as responsabilidades na Segurança e Saúde do Trabalho, no Centro de Eventos da Fiergs, em Porto Alegre. Segundo o coordenador técnico do evento, Eng. Rui Muniz, o objetivo é atender à demanda de informações sobre “Responsabilidades em Segurança e Saúde no Trabalho” diante da publicação e atualização de Novas Normas Regulamentadoras de Segurança e Saúde no Trabalho, bem como discutir a nova Norma Regulamentadora sobre Gestão de Saúde e Segurança no Trabalho.  Na quarta-feira (05), último dia do Seminário, ocorrerá o workshop A Nova NR 20: Segurança e Saúde no Trabalho com Inflamáveis e Combustíveis, voltado para profissionais de segurança, higiene e saúde do trabalho, de resposta a emergências, engenharia de processos, manutenção, inspeção, recursos humanos e outras atividades relacionadas com a extração, produção, armazenamento, transferência, manuseio e manipulação de inflamáveis (líquidos e gases) e combustíveis. O objetivo é informar acerca do processo de revisão e explanar tópicos fundamentais do texto da nova Norma Regulamentadora  20, detalhar os aspectos da capacitação prevista na nova NR 20; apresentar desafios e propor estratégias para as empresas na implementação da nova NR 20; debater aspectos específicos da nova NR 20, como análise de riscos, plano de resposta a emergências, prevenção e controle das fontes de ignição (eletricidade estática) e sobre a aplicação no armazenamento de inflamáveis e combustíveis em envazados. Também será promovido um curso sobre a NR 35.  "Queremos construir um documento, após as discussões nesses três dias, com experiências internacionais, como a de vestimentas antichamas, e que constem ainda os desafios atuais no campo do ambiente do trabalho e da manutenção, enquanto novos impositivos e práticas, envolvendo todos os atores responsáveis pela segurança dos trabalhadores e que sirvam de referência para a Segurança e Saúde no Brasil", destacou o Eng. Rui Muniz, apresentando o evento. Em nome do Sesi, o superintendente regional da entidade, Edson Lisboa, elogiou a iniciativa, afirmando que o tema é muito importante para o Sistema Sesi/Fiergs, apontando a interdisciplinaridade como ponto importante para vencer os desafios e criar ambientes de trabalhos seguros. "Vejo que aqui estão reunidos profissionais com muitas experiências que enriquecerão o debate", elogiou. Para o presidente Eng. Capoani, os profissionais do Sistema Confea/Crea são um dos principais pilares para que sejam implementadas as normas reguladoras de segurança do trabalho, que podem diminuir os acidentes. Aproveitou a ocasião para mostrar os presentes o vídeo institucional do Conselho gaúcho. O Eng. José Luiz Azambuja, presidente do Senge-RS, entende que o tema tem de ser discutido exaustivamente, promovendo a capacitação dos trabalhadores e empresários. "É fundamental que os profissionais entendam a normas regulamentadoras para implantá-las em seu cotidiano, não como imposição, mas para a sua própria segurança, criando uma cultura de segurança e saúde no ambiente de trabalho", alertou. Para o diretor do Departamento de Segurança e Saúde no Trabalho - Secretaria de Inspeção do Trabalho (MTE), Rinaldo Marinho Costa Lima, o tema está na pauta do governo, das empresas, que cada vez mais procuram soluções para a diminuição dos acidentes de trabalho. "Há uma grande mobilização em prol da segurança. Da mesma forma, o Ministério do Trabalho está há décadas incentivando e apoiando esse tipo de evento, que reúnem os trabalhadores e os empresários", destacou, na abertura, para logo em seguida fazer parte do primeiro painel do dia, no qual iria apresentar dados estatísticos e estratégias e metas do governo para melhorar os indicadores na área de segurança e saúde. Na parte da tarde, o Eng. Paulo Deni Farias, coordenador da Câmara Industrial do CREA-RS e Coordenador Nacional das Câmaras Especializadas, coordenaria o painel "Investimentos em Segurança e Resultados da Organização", representando o presidente Eng. Capoani. Ex-conselheiro do Conselho, o Eng. Nelson Burille, presidente da Associação Ibero-americana de Engenharia de Segurança, coordenará o debate técnico "Responsabilidade na SST: Estratégia, Prática e Desafios". Mais informações e download das apresentações sobre o evento, que continua até o dia 05, podem ser acessadas em www.nneventos.com.br/seminario_internacional.