CREA-RS terá acesso aos dados da Junta Comercial

João Alberto, Secretário Maurício e Eng. Capoani. Créditos: Arquivo CREA-RS

A Secretaria da Economia Solidária e Apoio à Micro e Pequena Empresa (SESAMPE), a Junta Comercial do Rio Grande do Sul  e o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Sul assinaram, nesta terça-feira(4), o convênio que visa disponibilizar o acesso online ao banco de dados da Junta Comercial pelo CREA-RS.
O titular da Sesampe, Maurício Dziedricki, assinalou que os dados oferecerão subsídios ao trabalho desenvolvido pelo CREA-RS ao destacar que "a Junta Comercial possui atualmente em torno de um milhão de empresas ativas registradas e que essas informações certamente potencializarão o trabalho do Conselho."
Para o presidente do CREA-RS, Eng. Civil Luiz Alcides Capoani, o convênio vai viabilizar o cruzamento de dados para ampliar as ferramentas de fiscalização e apoio aos profissionais, bem como ao trabalho das Câmaras Especializadas de Agronomia, Engenharia Civil, Elétrica, Florestal, Industrial, Química e de Geologia e Engenharia de Minas. O Eng. Capoani destaca, ainda, “é conveniente que antes de ser feito o registro, em caso de dúvida, seja feita uma consulta prévia pelo interessado sobre as atividades específicas a serem desenvolvidas pela empresa”. Para o presidente da Junta Comercial, João Alberto Vieira, consultas prévias poderão agilizar o trabalho e eliminar diligências evitando atrasos no encaminhamento do registro de empresas. Citou, ainda, a possibilidade de utilização da Rede SIM, que facilita o registro mercantil, bastando para tanto que o interessado informe o nome da empresa, o local e a atividade que será desenvolvida.
De acordo com cláusulas do convênio, as informações disponíveis no banco de dados serão utilizadas com confidencialidade e sigilo. A assinatura do convênio contou, ainda, com a presença do secretário municipal de Obras e Viação de Porto Alegre, Adriano Gularte, diretor administrativo do CREA-RS, Téc. Agríc.  Luiz  Nelmo Vargas, Assessor do CREA-RS Téc. Agr. Jeferson da Rosa.
Com informações da Sesampe