Sustentabilidade energética na aviação será foco de Simpósio

Com o objetivo de discutir as tecnologias atuais e as necessidades de avanços científicos para tornar mais sustentável o consumo energético no setor de transportes, a Embrapa Agroenergia promove o Simpósio Nacional de Bicombustíveis de Aviação, nos dias 13 e 14 de setembro, em Brasília/DF. O evento conta com o apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e das empresas Pensalab e Intecnial.
Estimativas apontam que a demanda por viagens aéreas crescerá de 5% a 6% ao ano, o que pode triplicar ou até mesmo quadruplicar o tráfego atual até 2035. O Fórum Econômico Mundial realizado na Suíça este ano aponta que a pegada de carbono do setor subirá de 1,5 Gt para 2,9 Gt de CO2, se nada for feito. O pesquisador da Embrapa Soja Décio Gazzoni diz que “de todos os setores intensivos em energia, o de mais difícil equacionamento quanto ao perfil de combustíveis a ser utilizados, no médio e mesmo no longo prazo, é o transporte aéreo”. Ele explica que, para o transporte terrestre e o marítimo, há alternativas, mas, na aviação, não há como usar eletricidade em larga escala e a adoção de energia nuclear é impensável. “Não resta à aviação outro caminho, ao menos nas próximas quatro décadas, que não seja ampliar gradativamente o uso de biocombustíveis, para reduzir as suas emissões de gases de efeito estufa”, opina. Para atingir esse objetivo, o pesquisador alerta que será necessário “investir fortemente em pesquisa e desenvolvimento ao longo da cadeia, em especial na produção sustentável de matérias-primas de alta densidade energética e nas rotas de produção de biocombustíveis”. O evento contará ainda com exposições sobre o tema feitas por representantes de órgãos do governo, empresas do setor aeronáutico e instituições de pesquisa. A programação completa está disponível no site da Embrapa Agroenergia: www.embrapa.br/cnpae.