Notícia

Representatividade, ART e qualificação em debate no Seminário das Inspetorias


Presidente do CREA-RS, Eng, Luiz Alcides Capoani, durante a abertura oficial do Seminário das Inspetorias. Créditos: Arquivo CREA-RS

Com os debates centrados nas ações necessárias à qualificação do atendimento e à maior representatividade do CREA-RS no Interior do Estado e na Capital, por meio de seus escritórios regionais, estão reunidos desde a tarde de quinta-feira (16), na cidade de Bagé, os inspetores do Conselho no 30º Seminário das Inspetorias do CREA-RS. Outro tema em destaque no evento é a necessidade de haver uma legislação específica que estabeleça os valores a serem cobrado pelas Anotação de Responsabilidade Técnica. 

Profissionais na abertura dos trabalhos do Seminário das Inspetorias na tarde de quinta-feira (16)

A abertura oficial do evento ocorreu à noite, no clube da cidade, após uma tarde de discussões e troca de experiências no Painel de Discussão das Inspetorias, onde foram estabelecidos os principais desafios e demandas dos próximos anos em carta que será entregue aos candidatos à Presidência do CREA-RS, que participam de debate nesta sexta-feira (17). 

Em um salão lotado, um dos anfitriões do encontro, o presidente do Núcleo de Engenheiros e Arquitetos de Bagé, Eng. Civ. Mário Marun, abriu a cerimônia, destacando a trajetória da entidade, que antecedeu o escritório do CREA-RS no município. “São 43 anos de existência, onde buscamos valorizar os profissionais da região, reforçando que a qualidade dos projetos e serviços depende da participação de profissionais com formação técnica”, afirmou. Destacou, ainda, a importância do fórum de debates que é o Seminário e encerrou elogiando a gestão do presidente do CREA-RS, Eng. Luiz Alcides Capoani. “Com o lema ‘Integrando Profissionais e Sociedade’, o presidente Capoani sempre valorizou a importância da classe. Sua gestão deixará um grande legado e um grande comprometimento para a próxima direção eleita.”

Engenheiro Márcio Marun

O inspetor-chefe em Bagé, Eng. Agr. Cláudio Deibler, destacou o compromisso dos profissionais bajeenses em bem receber os participantes do evento. “Estamos felizes e empenhados em realizar um bom Seminário. Consideramos uma conquista em trazê-los para cá”, afirmou. Deibler destacou ainda o momento do evento: “propício e democrático para a troca de ideias”. Também encerrou seu pronunciamento ressaltando o trabalho do presidente Eng. Capoani que “ficará registrado na história do CREA-RS”. “Certamente tivestes danos pessoais e profissionais pelo teu empenho e agradecemos do fundo do coração por isso.”  

Eng. Agr. Cláudio Deibler

Condutor dos debates da tarde, quando apontou por meio de um histórico as demandas que desde o primeiro Seminário, ainda na década de 1980, são pendentes de conquista, marcadas em vermelho em sua apresentação, o coordenador das Inspetorias, Geólogo e Eng. Seg. do Trabalho Pablo Souto Palma, afirmou ser necessário também ressaltar os êxitos, ou os “pontos azuis” de seus slides. “Vocês foram importantes nestes avanços. Viemos aqui discutir nossos pontos fracos, mas devemos também enaltecer as conquistas, são elas que me levam a querer continuar a representá-los”, afirmou. Agradecendo a oportunidade de estar como coordenador, reconheceu “a capacidade dos inspetores em se mobilizarem para fazer um Conselho melhor”.   

Geólogo Pablo Souto Palma

Citando o slogan do Seminário - “Nem o tempo, nem o vento apagarão o legado do 30º Seminário das Inspetorias” -, o ex-presidente do CREA-RS e atual diretor administrativos da Mútua-RS, o Arquiteto e Eng. Seg. do Trabalho Osni Schroeder, afirmou que a frase seria “uma forma forte o suficiente de representar o que a Mútua sente em relação aos representantes do CREA-RS”. Segundo ele, inúmeras conquistas da entidade estão relacionadas aos representantes do Conselho. “O nascedouro de muitas representações políticas saíram das Inspetorias, como Mútua descentralizada e a exigência de maior transparência”, destacou, agradecendo o apoio e a parceria. 

Arquiteto Osni Schoroeder

Encerrando a cerimônia, o presidente do CREA-RS, Eng. Luiz Alcides Capoani, falou da satisfação em participar de mais um Seminário “agora com mais conhecimento e experiência”. Falou das dificuldades enfrentadas durante sua gestão, que se encerra no final do ano, principalmente com a saída dos Arquitetos, em 2009, mas também ressaltou as conquistas, como a maior participação em debates de interesse da sociedade. Entre eles, citou a luta pela promulgação da legislação de obrigatoriedade de inspeção predial nos municípios gaúchos, tornando-se lei em diversas cidades, inclusive Bagé; o protagonismo nas inspeções no Presídio Central, que resultou na redução do número de presos lotados na edificação; e o Seminário sobre Alimento Seguro, resultando na revogação de projeto de lei que permitira a liberação do uso produtos proibidos em outros países no RS, entre outros.

Salientou que os resultados alcançados, a credibilidade e visibilidade do CREA-RS no cenário Estadual e Federal, são fruto do trabalho de todos os profissionais e de todas as gestões nos 80 anos de história. “Estivemos permanentemente praticando o exercício da convergência para que houvesse mais pontes entre as margens distantes para ir ao encontro das necessidades da sociedade, por meio do nosso conhecimento técnico-científico e dispostos a colaborar com nosso Estado.”

Presidente Eng. Capoani

Lembrou, ainda, da oportunidade em conhecer as propostas dos candidatos à Presidência do Conselho. Encerrou com um pedido: “Ao futuro presidente quero que, desde já, saiba que o começo não se encontra atrás de nós, mas se constrói diante de nós. Ser presidente do CREA-RS é um orgulho muito grande e uma responsabilidade que procuramos honrar nestes seis anos que estivemos à frente do CREA-RS”.

Destacam-se também as presenças do representante da Zonal Sul, Eng. Civil Ind. Mecânica Daltro Vale Branco; do presidente da Associação Bageense dos Engenheiros Agrônomos (Abea), Eng. Agr. Luiz Henrique Pacheco Correa; dos diretores do CREA-RS, 2º vice-presidente, Eng. Civil e Mec. Alberto Stochero; 1º diretor financeiro, Eng. Operação Eletrônica Sérgio Boniatti; 2º diretor financeiro, Eng. Florestal, Jorge Silvano Silveira; e dos inspetores de Bagé, Eng. Mec. Luciano Vacilotto e Eng. Civil Elbio Moreira Martins.

O evento ocorre no Anfiteatro do Museu Dom Diogo de Souza (Urcamp), até sábado (18), em Bagé. Participam ainda do Seminário o coordenador e coordenador adjunto das Inspetorias, representantes das Zonais, inspetores, representantes das Câmaras na Coordenadoria e a diretoria do CREA-RS.

Confira a galeria de fotos do evento.

Outras Notícias

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: