Notícia

Satisfação de professores da Unipampa em relação ao Crea é tema de pesquisa


Eng. Florestal Pedro Roberto Madruga e Eng. Civil Adriana Gindri Salbergo apresentaram a pesquisa aos inspetores . Créditos: Arquivo CREA-RS

“As ações de aproximação entre os professores e as instituições de ensino e o CREA-RS precisam ser mais efetivas.” Com este alerta o professor e Engenheiro Florestal Pedro Roberto Madruga iniciou a apresentação do trabalho “Análise do Nível de Satisfação dos Profissionais da Área Tecnológica em Relação ao CREA-RS visando a Proposição de Inovações dos Serviços”. Produzido em parceria com a inspetora-secretária de Alegrete, a Eng. Civil Adriana Gindri Salbergo, o trabalho foi o único de engenheiros gaúchos selecionado e apresentado no I Congresso Técnico e Científico da Engenharia e da Agronomia (Contecc 2014), realizado durante a 70ª Semana Oficial de Engenharia e Agronomia (70ª SOEA), ocorrida em setembro, no Piauí.

O objetivo dos autores foi determinar o grau de satisfação com relação ao Sistema Confea/Crea dos professores e técnicos administrativos de nível superior vinculados aos cursos de Engenharia Agrícola, Civil, Elétrica, Mecânica, Telecomunicações, Engenharia de Software, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica. A base de estudo foi a Universidade Federal do Pampa (Unipampa). O trabalho foi realizado a partir de um questionário com perguntas que visaram investigar o grau de conhecimento e satisfação dos profissionais em relação ao Sistema. 

Entre os dados apresentados esteve o de que 57% dos professores participantes possuem registro no CREA-RS e, destes, apenas 29% tem Anotação de Responsabilidade Técnica de Cargo e Função. Número considerado baixo pelo pesquisador, que destacou, ainda, que dentre os pesquisados 33% consideram o Conselho um órgão meramente arrecadador. Para o Engenheiro os dados são preocupantes e apontam que as ações de divulgação, conscientização e motivação não estão alcançando os resultados esperados. 

Entre as sugestões apresentadas no trabalho estão a criação de um grupo de trabalho com a participação de professores e alunos para disseminar as informações da importância do Conselho; participação de representantes do CREA-RS em seminários, congressos, semana acadêmica e eventos realizados pelos cursos da área tecnológica; efetivar a representação junto ao CREA-RS.

 

Outras Notícias

NOTÍCIAS

Imagem de exemplo

Em 2025, Soea será em Vitória (ES)

Imagem de exemplo

Deputado Leônidas convoca Sistema para subsidiar parlamento

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: