Notícia

SAE BRASIL debate integração de tecnologias com práticas de gestão


Discutir os desafios para a integração de tecnologias com as melhores práticas de gestão em manufatura e logística é o objetivo do Simpósio SAE BRASIL de Excelência em Manufatura e Logística 2014, que será realizado dia 29 de outubro, na Fiergs (Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul), em Porto Alegre.
 
Organizado pela Seção Porto Alegre da SAE BRASIL, dirigida por Daniel Zacher, o encontro reunirá executivos e especialistas das áreas de logística, supply chain e manufatura, que farão apresentações de experiências de sucesso na aplicação de práticas alicerçadas em tecnologia – seguidas por sessões de debate. Ricardo Cassel é o chairperson da programação de Manufatura e Carlos Eduardo Panitz, de Logística.
 
Segundo Panitz, é comum nas empresas o uso de práticas de gestão sem o domínio da aplicação da tecnologia. “Muitas vezes, os profissionais de manufatura e logística dominam a aplicação do conceito de gestão, mas têm dificuldade de desdobrar como uma tecnologia pode habilitá-lo”, afirma.
 
Uma tecnologia mal inserida em modelos de gestão como o Lean Manufacturing (manufatura enxuta), por exemplo, pode se tornar um entrave em vez de potencializador do desempenho. “Implementar princípios Lean em processos logísticos ou de manufatura requer que o set-up de sistemas transacionais como ERP's (Enterprise Resource Planning), WMS (Warehouse Management Systems) e MES (Manufacturing Execution Systems) esteja também configurado para esse objetivo. E isso nem sempre é o que se vê. Para várias práticas de negócios, a tecnologia avançou mais rapidamente do que os profissionais foram preparados para tirar o proveito que elas podem trazer”, avalia o engenheiro.
 
Panitz enfatiza que são três os principais caminhos para a integração de tecnologias com práticas de gestão. “Primeiro, é preciso desmitificar a tecnologia para os executivos. Ela não pode ser vista como um 'bicho de sete cabeças' ou 'ciência de foguetes'; Segundo, tecnologia não garante resultado se não atender as premissas e os requisitos do modelo de gestão que ela suportará; Terceiro, na seleção de um parceiro de tecnologia, o foco principal deve ser a aderência ao negócio, mesmo que isso implique no uso de plataformas tecnológicas mais diversificadas”, aponta.
 
Outro passo, segundo Panitz, é entender quais tecnologias e modelos de referência já estão disponíveis no mercado que suportam determinados conceitos de gestão. “Caso contrário, a empresa corre o risco tentar 'reinventar a roda'”, afirma. Para o engenheiro, é, ainda, imprescindível ter contato com empresas que já superaram o desafio para conhecer cases de sucesso. “É importante fazer benchmarking e entender o que fez a diferença para um caso ter sido bem sucedido”, diz.
 
Quando alcançada, a sinergia resulta em benefícios. “A integração entre tecnologia e modelos de gestão permite romper 'trade-offs' (dilemas) e alavancar resultados expressivos em produtividade, redução de inventário e tempo de resposta ao mercado. A empresa também garante um processo robusto na medida em que ele é suportado pela tecnologia e não apenas pelo conhecimento informal e empírico dos funcionários”, aponta.
 
Programação – O encontro possui dois painéis. O primeiro, “Tecnologia e Inovação Alavancando Processos no Chão de Fábrica”, com Sérgio de Faria Bica, presidente da Unique Rubber, e Juarez Costa, vice-presidente do Grupo de Excelência Operacional – América do Sul da Dana Indústrias. 
 
O outro painel, “O Desafio de Integrar Tecnologia com Melhores Práticas na Logística e no Supply Chain”, contará com a contribuição de especialistas como Telmo Machado Costa, gerente de Manufatura da General Motors, Alfredo Lorenzoni, gerente de Compras e Logística da Fras-le, e Rodrigo Canto, gerente de Supply Chain da GKN Driveline.

Durante a programação, haverá ainda a entrega do troféu “Prêmio SAE BRASIL de Inovação em Logística”, que visa valorizar pesquisadores e profissionais de mercado de logística e supply chain por meio da premiação de cases que apresentem melhores elementos de inovação na área.

“Os simpósios da SAE BRASIL representam oportunidades para atualização e discussão de temas técnicos conectados com as demandas de uma sociedade ávida por mais segurança, conforto e qualidade de vida”, aponta Ricardo Reimer, presidente da SAE BRASIL.

Frank Sowade, vice-presidente da SAE BRASIL, acrescenta que nestes encontros promovidos pela associação os engenheiros encontram informação privilegiada e atualizada, fornecida por fontes de alto nível técnico e larga experiência. “Esses encontros são oportunidades únicas para o necessário networking profissional”, diz.

O simpósio recebe patrocínio das empresas GKN e General Motors, além de apoio institucional da Abimaq (Associação Brasileira de Máquinas e Equipamentos).

Outras Notícias

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: