Notícia

28 de outubro: Dia da Engenharia Aeronáutica


Somam 1.022 os engenheiros aeronáuticos registrados no Sistema Confea/Crea. O profissional é responsável por todas as fases de um projeto aeronáutico, desde a especificação de materiais e componentes até a manutenção de aeronaves. Realiza ensaios de componentes estruturais, aerodinâmicos, de especificação de motores e de voo. Projeta sistemas de controle e de simuladores, além de fazer a especificação de sistemas eletromecânicos e eletrônicos que compõem a aeronave. Atua no gerenciamento de obras e serviços ligados à infraestrutura aeronáutica, como o planejamento de linhas e o gerenciamento do tráfego aéreo.
São seis as escolas que oferecem o curso, que tem duração de cinco anos. O estágio é obrigatório, a partir do quinto semestre, e quem recruta são indústrias de aviação e aeroespaciais, aeroportos, companhias aéreas e órgãos públicos ligados ao transporte aéreo. Entre as atividades, estão: avaliação de dispositivos de treinamento baseados em simuladores de voo, apoio em atividades relacionadas à habilitação de novas aeronaves, avaliação operacional de aeronaves, apoio em processo de aprovação de novas tecnologias relacionadas ao sistema de comunicação, navegação e vigilância/gerência de tráfego aéreo.
O engenheiro aeronáutico, como acontece em todas as áreas da engenharia, pode seguir dois caminhos: tornar-se um especialista em uma área técnica específica ou dedicar-se ao trabalho como gerente e líder de processos. Com a experiência, pode chegar a diretor da empresa onde atua ou a ser o maior especialista em sua área.
Com informações Equipe de Comunicação do Confea
 

Outras Notícias

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: