Profissionais são laureados como Engenheiro do Ano 2014 pela Sergs

Presidente do CREA-RS, Eng. Luiz Alcides Capoani. Créditos: Arquivo CREA-RS

Ao longo da sua trajetória, como um dos seus mais importantes feitos, a Sociedade de Engenharia do RS – SERGS, fundada em 1930, tem registrado em seu currículo, em conjunto com outras entidades de classe, a responsabilidade pela regulamentação da profissão de engenheiro no Brasil. Fato que ocorreu oficialmente dia 11 de dezembro de 1933. Desde lá, data em que se comemora o Dia do Engenheiro. Para lembrar essa conquista, em 1985 foi instituída a láurea “Engenheiro do Ano”. Anualmente, no mês de dezembro a SERGS homenageia aqueles profissionais que se destacaram durante o ano, tanto na área pública como na área privada.

Os nomes dos profissionais foram selecionados, (entre diversas propostas recebidas) discutidos e eleitos, durante reuniões do Comitê de Outorga da Láurea Engenheiro do Ano 2014, realizadas no mês de outubro, e homologados pelo Conselho Deliberativo da entidade. A solenidade de entrega da láurea “Engenheiro do Ano”, 30ª edição, ocorreu no dia 11 de dezembro (Dia do Engenheiro) às 20 horas, na sede social da SERGS, em Porto Alegre, e contou com a presença do presidente do CREA-RS, Eng. Luiz Alcides Capoani, que já recebeu a distinção em 2013.

Destacando a importância das engenharias para a economia do Estado e do País, afirmou ter tentando em seus seis anos à frente ao CREA-RS “trazer ao conhecimento da população a importância dos profissionais do Conselho e a relevância de seus serviços à sociedade”. Também frisou o amplo papel que as entidades e associações de classe desempenham nos dias atuais. “Visam zelar pela ética profissionais, congregar e cuidar dos interesses de seus associados, aprimorar e qualificar seus conhecimentos, buscam a valorização profissional, promovem a cidadania, defendem o meio ambiente e a sociedade.” Parabenizou, ainda, os laureados da noite, dizendo que são profissionais da área tecnológica “que fazem dos nossos sonhos uma realidade e produzem o conhecimento e desenvolvimento do País”.

Ao centro, o presidente da Sergs, Eng. Civil Hilário Pires

Laureados

Área Pública: Eng. Marcelo Lopes (Badesul), Eng. Tarcísio Gomes de Freitas (DNIT)
Área Privada: Eng. Caetano Pinheiro (Procon Construções) e Eng. André Beiler (Fisa Incorporadora Ltda)