Desenvolvimento da agricultura nacional será apresentado no Canadá

Acontece de 17 a 21 de setembro o World Congress of Agronomists & Agrologists 2012, em Quebec, no Canadá. Durante o evento, na quarta-feira (19), o coordenador nacional da Coordenadoria de Câmaras Especializadas de Agronomia (CCEAGRO), Eng. Agr. Juarez Morbini Lopes, conselheiro do CREA-RS, apresentará a palestra “O papel do engenheiro agrônomo no desenvolvimento da agricultura brasileira”. Na ocasião, o palestrante vai falar sobre a contribuição do engenheiro agrônomo para a otimização da produção nacional de alimentos.
“De 1990 para cá, houve um aumento de 120% da produção agrícola nacional, com apenas 50% de aumento da área ocupada. Isso pode ser explicado pelo uso de técnicas de plantio mais racional, maquinário moderno e estudos genéticos”, destaca Juarez, adiantando um pouco do que será sua apresentação no Canadá.

Congresso

Durante o World Congress of Agronomists & Agrologists 2012, que acontece em Quebec, no Canadá, desde o dia 17 de setembro e termina nesta sexta-feira, a delegação do Sistema Confea/Crea teve a oportunidade de se reunir com a Ordem dos Agrônomos de Quebec (OAQ) para promover o intercâmbio de informações e novas tecnologias.
Foram discutidas as possibilidades da publicação de informações sobre o registro de profissionais junto à OAQ, bem como de oportunidades de trabalho para profissionais e estudantes brasileiros.
Segundo o gerente de Conhecimento Institucional, Eng. Agr. Flávio Bolzan, a iniciativa do Confea “visa oportunizar aos profissionais e estudantes brasileiros a chance de obterem informações relevantes sobre o Canadá, bem como compartilhar oportunidades de estágio e de trabalho naquele país”.
Ainda segundo Bolzan, os resultados dessa primeira reunião entre o Confea e a OAQ serão levados à análise e discussão do Plenário das duas instituições para que a parceria seja oficializada. “Provavelmente a partir de janeiro de 2013 tenhamos a materialização desse trabalho realizado pela delegação brasileira”, prevê o gerente.
Representaram também o Sistema Confea/Crea o vice-presidente do Confea, Dirson Artur Freitag; o vice-presidente da Asociación Mundial de Ingenieros Agrónomos (AMIA), Carlos Pieta Filho; o conselheiro federal Arciley Alves Pinheiro; o suplente Maurício Dutra Garcia; o representante do Colégio de Presidentes (CP), presidente do Crea-ES, Helder Paulo Carnielli; o representante do Colégio de Entidades Nacionais (CDEN), Fernando Cezar Juliatti; e representantes da Coordenadoria de Câmaras Especializadas de Agronomia (CCEAGRO), Agnaldo de Aguiar Junior (Região Norte); José Silvino de Carvalho (Região Centro-Oeste); Arício Rezende Silva, (Região Nordeste); Juarez Morbini Lopes (Região Sul).
Papel do engenheiro agrônomo brasileiro é tema de palestra
Palestra destaca a contribuição do engenheiro agrônomo na produção nacional de alimentos.
Na tarde de ontem (19/9), o coordenador nacional da Coordenadoria de Câmaras Especializadas de Agronomia (CCEAGRO) e conselheiro do Crea gaúcho, Eng. Agr. Juarez Morbini Lopes, apresentou ao público do congresso a palestra “O papel do engenheiro agrônomo no desenvolvimento da agricultura brasileira”.
A explanação tratou das potencialidades da agricultura brasileira e destacou ainda a contribuição do engenheiro agrônomo para a otimização da produção nacional de alimentos. “Surgiram várias perguntas em função das fotos mostradas e dos dados sobre nossa produção agrícola”, conta.
Segundo o gerente Flávio Bolzan, que acompanhou a apresentação do engenheiro agrônomo Juarez, o assunto chamou a atenção do público. “O auditório estava lotado, mesmo acontecendo palestras simultâneas, fato que nos permite concluir acerca do interesse internacional sobre o tema”, ressalta.
Clique aqui para assistir à palestra.