Notícia

Receituário Agronômico: objetivo, situação atual e seu futuro


Eng. Agr. Milton Guerra recebeu uma placa em homenagem aos serviços prestados à área agronômica . Créditos: Arquivo CREA-RS

Palestrante do 3º painel, o professor e Eng. Agrônomo Milton Guerra, um dos idealizadores do Receituário Agronômico, foi homenageado em 2002 pelo Sistema Confea/Crea e Mútua, pois desde o final da década de 50 participa de discussões e ações contra o uso incoerente e abusivo dos agrotóxicos. “Foi um movimento integrado de vários seguimentos da sociedade, tanto urbano como rural, que resultou na implantação da receita agronômica. É claro que o epicentro das ações foi o Engenheiro Agrônomo, por sua formação acadêmica e atribuição profissional “, explicou o professor em sua apresentação.
Segundo ele, a receita agronômica é o instrumento de trabalho do Engenheiro Agrônomo, que abrange e transcende a vinculação com a comercialização e orientação de uso de agrotóxicos. “De qualquer forma, a visão reducionista do Receituário Agronômico, considerando apenas a construção de um instrumento de apoio à gestão dos agrotóxicos,  turva a visão holística da abrangência da atividade, encobrindo focos fundamentais como a responsabilidade do profissional emitente da receita”, defende.
O Engenheiro acredita que é necessário resgatar a memória técnica das deliberações tomadas nos congressos nacionais de agrotóxicos e Receituário Agronômico, para assegurar e valorizar o trabalho do profissional e subsidiar o preenchimento correto da receita. “É importante enfatizar os riscos e benefícios da responsabilidade da assinatura do profissional na emissão de uma receita. Além de emancipar a receita destinada ao controle e fiscalização do comércio e uso indiscriminado e inadequado dos agrotóxicos, daquela receita genérica utilizada como instrumento de trabalho do Engenheiro Agronômico”, ressalta, defendendo ainda maior valorização e divulgação da importância do Engenheiro Agrônomo na responsabilização técnica junto ao agricultor, no sentido de melhorar e assegurar a produção agrícola, preservando a saúde humana, animal e ambiental.  No final de sua apresentação, recebeu uma placa do CREA-RS, em nome dos conselheiros da Câmara Especializada de Agronomia, pela contribuição ao ensino da agronomia e à implantação do receituário agronômico, entregue pelo presidente do Conselho gaúcho, Eng. Luiz Alcides Capoani, e pelo coordenador da Câmara de Agronomia, Eng. Agrônomo Juarez Morbini Lopes.

 

Outras Notícias

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: