Eng. Civil Melvis Barrios Junior toma posse como presidente do CREA-RS

Eng. Melvis ficará à frente do Conselho pelo triênio 2015/2017. Créditos: Arquivo CREA-RS

Ex-conselheiro federal pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Sul, natural de Santana do Livramento, o Eng. Civil Melvis Barrios Junior toma posse, nesta quinta-feira (22), como o vigésimo presidente do Conselho gaúcho. O ato solene acontece nesta noite, após a Sessão Plenária. Valorização e defesa da área tecnológica são as premissas desta nova gestão, tendo como eixos fundamentais a transparência e a eficiência.
Eleito com 67% dos votos válidos, o Eng. Melvis cumprirá o mandato de 1 de janeiro de 2015 até 31 de dezembro de 2017. Segundo o novo presidente, um Conselho que representa mais de 70 mil profissionais e 15 mil empresas, precisa estar atento e participar das principais discussões e demandas técnicas do Estado. “Entendemos que o Brasil precisa de uma imensa atualização nos diversos modais de infraestrutura para que se torne mais competitivo e melhore as condições de vida da população. Existe necessidade de um investimento mínimo de R$ 500 bilhões e a presença dos nossos profissionais é fundamental para garantir obras com qualidade e investimentos compatíveis em relação a padrões internacionais.

Engenheiro Melvis Barrios Junior

O presidente do CREA-RS, Engenheiro Civil Melvis Barrios Junior é natural de Santana do livramento. Mudou-se para a capital gaúcha aos 11 anos de idade para cursar o Ensino Fundamental e Médio no Colégio Militar de Porto Alegre. Graduou-se em Engenharia Civil pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul no ano de 1985.
Iniciou suas atividades profissionais como sócio-gerente de empresa na área de Geotecnia e Fundações, segmento em que atuou por 15 anos. Em nova sociedade atuou como diretor técnico em empresa de engenharia, executando obras civis nos segmentos industriais e comerciais por dez anos.
Atualmente, exerce atividades de consultoria e perícias em Engenharia Civil. Neste período, ministrou diversos cursos de extensão, palestras e foi autor de diversos artigos técnicos.
No Sistema Confea/Crea e Mútua iniciou suas atividades em 1994 como inspetor-chefe da Inspetoria de Porto Alegre, passando a representante de Zonal, conselheiro regional; diretor da Mútua-RS; presidente do Instituto Brasileiro de Engenharia de Perícias e Avaliações do Estado (Ibape-RS); presidente da Associação Brasileira de Engenheiros Civis e conselheiro federal pelo CREA-RS junto ao Confea, nos anos de 2011 a 2014.