CREA-RS defende critérios técnicos em contratações do governo estadual

Créditos: Arquivo CREA-RS

Manifestação conjunta do CREA-RS, Senge-RS, Sergs e Sargs defende a prevalência de critérios técnicos em nomeações políticas.

Nesta quinta-feira, foi publicado um apedido no jornal Correio do Povo que manifesta a inconformidade das entidades da área com a adoção de critério exclusivamente político na indicação do novo presidente da Emater, Clair Tomé Kuhn, leigo nas questões relativas à assistência técnica e de extensão rural do Rio Grande do Sul.

Tal nomeação desconsiderou completamente o próprio estatuto da empresa que não veda mas, estabelece como sendo preferencial a formação superior e possuir experiência e conhecimento das áreas de atuação da empresa.

As entidades defendem que cabe aos partidos ao fazerem as indicações, buscar entre seus filiados nomes devidamente qualificados para a multiplicidade de atribuições técnicas inerentes ao serviço público e à administração do Estado. Isso não foi verificado no caso da Emater, o que contraria o critério técnico verificado nas nomeações do presidente da CORSAN e da diretoria geral do DAER, por exemplo.

Leia na íntegra o Apedido