Exposição "Engenheiro Rubens Paiva, presente!" em ambiente virtual

Busto do Eng. Rubens Paiva . Créditos: Arquivo Fisenge

Inaugurada no 10º Congresso Nacional de Sindicatos de Engenheiros, a exposição "Engenheiro Rubens Paiva, presente!" está disponível em ambiente virtual. A exposição conta com curadoria do jornalista Vladimir Sachetta, que traduz em textos e fotos parte da trajetória do homem, político, lutador, profissional e empresário Rubens Paiva, orgulho do povo brasileiro. Ao todo, são 18 painéis que remontam a história combativa de Rubens Paiva, que inspirou o então deputado, Almino Affonso a elaborar a principal lei dos engenheiros e das engenheiras, do Salário Mínimo Profissional (4.950-A). Esta é uma homenagem do Sindicato dos Engenheiros no Estado do Rio de Janeiro (Senge-RJ) e da Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros (Fisenge).

Sobre Rubens - Rubens Paiva foi eleito deputado federal em 1962, por São Paulo, na legenda do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB). Após o discurso para a Rádio Nacional, foi cassado e se exilou por nove meses. De volta ao Brasil, retomou a atividade de engenheiro, no Rio de Janeiro, sem abandonar a resistência à ditadura e o apoio a exilados políticos. Foi preso em 20 de janeiro de 1971 e nunca mais foi visto, barbaramente assassinado pela ditadura militar. No final do ano passado, a Fisenge e o Senge-RJ, inauguraram um busto de Rubens em frente ao DOI-CODI e na estação Pavuna.

Confira AQUI