Conselho em Revista em 2015

Já na capa se percebe algumas mudanças, que vêm com a nova gestão que assumiu o Conselho em janeiro. Com a sua posse solene ocorrida em 22 de janeiro, prestigiada por cerca de 500 pessoas, o Engenheiro Civil Melvis Barrios Junior assumiu a Presidência até 2017. Há muitos anos no Sistema Confea/Crea/Mútua, em várias funções e representações, o novo presidente explica que sempre teve como objetivo principal buscar a valorização e defesa da área tecnológica, que hoje as premissas dessa nova gestão. Para conhecê-lo melhor, leia sua entrevista na Conselho em Revista desta edição.

A gestão começou também a eleição dos vice-presidentes, completando a nova diretoria de 2015. Diversos eventos no Estado, neste início do ano, como Carnaval, Planeta Atlântida, Garota Verão, exigiram também várias ações da fiscalização do CREA-RS, para garantir a segurança da sociedade. Além de uma força-tarefa, junto com o Ministério Público do Trabalho (MPT) e Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), contando com apoio do movimento sindical dos trabalhadores. O CREA-RS fiscaliza nos frigoríficos profissionais, empresas e quadro técnico funcional presentes em atividades técnicas que fazem parte da legislação e normativas que envolvem as Câmaras Especializadas de Engenharia, Química, Industrial, Elétrica e de Segurança do Trabalho.

A construção de soluções para aperfeiçoar as aprovações de projetos e os licenciamentos na Capital gaúcha é o tema da matéria de capa desta edição, resultado do evento promovido, no ano passado, pelo Comitê da Construção Civil, no Auditório do Ministério Público em Porto Alegre, e que reuniu entidades da área, representantes do Ministério Público, da Prefeitura e do Procon-RS.

Apresentamos ainda o itt Performance. Primeiro instituto do Brasil apto a avaliar, globalmente, os sistemas construtivos das edificações quanto à segurança contra incêndios, durabilidade, resistência, entre outros, para atender às exigências da NBR 15.575, foi inaugurado em novembro, em São Leopoldo.

O que faz um Engenheiro Químico? Onde esse profissional atua? Qual a diferença entre o profissional de Química e o de Engenharia Química? Essas são muitas das dúvidas que ainda pairam sob o mercado de trabalho e que, por vezes, dificultam a escolha profissional. Consultamos alguns setores para esclarecer estas dúvidas. Em Memória, apresentamos a história do Eng. Pedro Demóstenes Rache. Primeiro presidente do Confea, o Eng. Rache nasceu em Jaguarão, no Rio Grande do Sul, e deixou um imenso legado para a Engenharia e para a história do País, entre elas a regulamentação das nossas profissões através da criação do Sistema Confea/Crea. Ajudou na criação da Acesita  e foi o criador do projeto siderúrgico do Brasil a pedido de Getúlio Vargas, quando fez parte do Conselho Técnico, ligado à Presidência da República. A Conselho em Revista já começa 2015 repleta de novidades. Boa leitura!