Notícia

Workshop da Coordenadoria de Civil discute a Lei nº 5194


Presidente do CREA-RS, Eng. Luiz Alcides Capoani, está presente ao encontro . Créditos: Arquivo CREA-RS

O Workshop da Coordenadoria de Câmaras Especializadas de Engenharia Civil, que iniciou no dia 19 e encerra hoje no Hotel Viale, em Foz do Iguaçu, resultou em propostas significativas sobre as alterações na Lei nº 5194 e implantação da Resolução 1010. Esta é a opinião do coordenador Nacional das Câmaras Especializadas de Engenharia Civil, engenheiro civil André Luiz Schuring. “A reunião oportunizou a discussão dos itens que consideramos primordiais por afetarem o dia a dia dos profissionais das áreas tecnológicas”, avalia.
Segundo ele, a participação de especialistas no evento enriqueceu o debate tanto sobre a Lei que rege as profissões das áreas tecnológicas quanto sobre a Resolução 1010. Esta também é a opinião do coordenador da Câmara Especializada de Engenharia Civil do Paraná, Newton Rutz. “A ampla participação das lideranças da engenharia civil do Sistema no Paraná demonstra a importância do evento e aponta o caminho para as decisões que serão tomadas no Congresso Nacional de Profissionais (CNP), em 2013”, afirma.
Para o presidente nacional da Associação Brasileira de Engenheiros Civis (ABENC), Ney Fernando Perracini de Azevedo, os assuntos já vêm sendo debatidos pela associação e o evento veio ampliar o entendimento. “A alteração da legislação é um assunto bastante complexo e que deve ser analisado sob diversos aspectos”, explica.
Na tarde de ontem e na manhã de hoje foram apresentadas palestras e estudos da professora Nara Maria Luzzi Rosauro, do Instituto de Pesquisas Hidráulicas (IPH), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul; do professor Luiz Capraro, coordenador do curso de Engenharia Civil da Universidade Tuiuti e do Engenheiro Civil João Luis de Oliveira Collares Machado, ex-conselheiro pelo Crea do Rio Grande do Sul.
O evento contou com a presença, além dos coordenadores das Câmaras Especializadas regionais, do presidente em exercício do Confea, Engenheiro Mecânico Julio Fialkoski, do presidente do CREA-DF, Engenheiro Civil Flavio Correia de Sousa, do presidente do CREA-RS, Engenheiro Civil Luiz Alcides Capoani e o coordenador da Comissão de Ética e Exercício Profissional (CEEP), conselheiro federal Marcos Vinicius Santiago Silva e do vice-presidente do CREA-PA, Carlos Eduardo Domingues e Silva.
Presença paranaense – O Paraná marcou presença no workshop, com participação de diversas lideranças da engenharia civil. Confira a avaliação dos paranaenses sobre o evento:
“A Lei nº 5194, que data de 1966, precisa ser atualizada para se adequar ao dinamismo e à constante necessidade de atualização que o mercado atual exige”
Assessor da Assessoria de Relações com as Instituições de Ensino do CREA-PR, engenheiro agrônomo Lineu Krul Guasque.
“As palestras apresentadas com visões diferentes sobre os temas foram essenciais para a formação da opinião e para a elaboração das propostas, que serão abordadas de maneira mais ampla na Semana Oficial de Engenharia e Agronomia (SOEA) e no Congresso de Profissionais (CNP).
Coordenador do curso de Engenharia Civil da Tuiuti, engenheiro civil Luiz Capraro
“O evento trouxe avanços na discussão da legislação o que é fundamental neste momento em que se avizinha uma mudança na lei que rege as profissões. Na sequência as lideranças da engenharia civil devem também se debruçar sobre outras questões, como a forma de disciplinar a atuação de profissionais estrangeiros no País”
Conselheiro da Câmara Especializada de Engenharia Civil do CREA-PR, engenheiro civil Rogério Pinto Pinheiro
“A questão ainda precisa ser amplamente discutida porque é necessário chegar a um consenso que atenda aos interesses de todos os envolvidos. O evento proporcionou um nivelamento de informações e avanços nesta questão”
Conselheira suplente e professora, engenheira civil Janilce dos Santos Negrão Messias
 

Outras Notícias

NOTÍCIAS

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: