Inspetoria de Erechim planeja ações em conjunto com a Prefeitura da cidade

Da esq.: Engenheiros Aleixo, Melvis, Gilmar, Rosane e Walmor. Créditos: Arquivo CREA-RS

Nesta última quinta-feira (19), a inspetora-chefe de Erechim, Eng. Civil Rosane Lemos Zanardo, acompanhada pelo inspetor secretário, Eng. Civil João Aleixo Bruschi, e pelo presidente da Sociedade de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Erechim (SEAE), Eng. Gilmar Fiebig Filho, estiveram na sede do CREA-RS, em Porto Alegre, e foram recebidos pelo presidente do Conselho, Eng. Civil Melvis Barrios Junior, e pelo coordenador adjunto das Inspetorias, Eng. Agr. Walmor Roesler. Durante o encontro, trataram de questões atinentes ao recadastramento da SEAE como entidade de classe, sobre as reformas necessárias na Inspetoria, além de explanar sobre as atividades desenvolvidas pela Inspetoria.

Diversas ações de planejamento estão previstas na agenda da Inspetoria do CREA-RS em Erechim deste ano. Entre elas, a proposta de implantação da Lei de Inspeção Predial dentro da legislação municipal que deverá ser apresentada a Câmara de Vereadores nos próximos dias.

De acordo com a inspetora-chefe e representante da Zonal Planalto, Eng. Civil Rosane Zanardo, a atitude pretende agilizar o processo e mostrar a importância da existência da Lei. “Como sabemos, os prédios deterioram com o passar dos anos, sofrendo os efeitos das ações das intempéries, necessitando de uma avaliação técnica periódica. Não temos em nosso município uma lei específica, que exija a manutenção periódica das edificações”. Ela ainda comentou que os profissionais da área têm muito a contribuir para segurança das edificações existentes, bem como das pessoas. Estas avaliações devem ser realizadas por profissionais habilitados e com isso contribuir para garantir maior segurança à população, visto que temos inúmeros profissionais no mercado de trabalho, registrados no Conselho, aptos a prestar este serviço.

Em relação às ações que envolvem a parceria com a Prefeitura, a inspetora diz que o CREA-RS está participando de três Conselhos Municipais. Um deles é o de Acessibilidade (COMUNA) que tem como foco a manutenção dos passeios públicos da cidade. O de Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural (COMPHAC) para elaboração e adequação de legislação para edificações antigas. E também participa do Conselho Municipal da Cidade.

A Eng. Rosane também conta que a Inspetoria está envolvida no trabalho de revisão do Plano Diretor. De acordo com ela, o projeto encontra-se em etapa de análise dos assuntos levantados durante as reuniões com diversas representatividades.“O nosso plano atual permite algumas interpretações dúbias, então, com o intuito de colaborarmos na elucidação dos itens que apresentem dúvidas, está acontecendo uma revisão, para mais tarde, entrar na parte de expansão do mapeamento do plano diretor”, explica.

Além disso, no ano passado, Inspetoria também participou da Comissão da planta geral de valores do município, fazendo um levantamento dos valores por área de cada terreno para fazer a adequação dos valores de IPTU.