Notícia

Autoridades planejam ações de valorização da Segurança do Trabalho


CREA-RS e autoridades planejam ação conjunta. Créditos: Arquivo CREA-RS

Na manhã desta terça-feira (24), a equipe de fiscalização do CREA-RS, representada pelo gestor da Fiscalização, Eng. Químico e de Seg. do Trabalho Marino Greco, a assessora técnica Eng. Civil Amélia Antunes Forte e o supervisor de Fiscalização David Grazziotin, participou de uma reunião no Ministério Público do Trabalho. O encontro, que reuniu diversas autoridades da área, como Sinduscon e Sinditest, retomou a discussão sobre a defesa e a valorização da segurança no trabalho. 

De acordo com o Eng. Marino Greco houve uma conscientização e diminuição dos riscos de acidente em Caxias do Sul, a partir da parceria entre o CREA-RS e o Ministério Público – o que logo será implantado também em Porto Alegre. Citando o exemplo de Santo Ângelo onde a Superintendência Regional do Trabalho promoveu um evento e trouxe casos reais sobre acidentes em obras, Eng. Marino sugeriu que o tema seja tratado de forma mais objetiva. “Os três maiores índices de acidente acontecem por eletricidade, altura e soterramento, então temos que mostrar nas obras o que está dando certo e não o que já deu errado”, aconselhou.

Mas para a Assessora em Saúde e Segurança do Trabalho, Miriam Cischini, é preciso romper com a cultura que contraria o papel do profissional em Segurança do Trabalho. “Desde criança, ninguém fala sobre segurança na escola, por isso é preciso inserir neste meio a importância do profissional de Segurança do Trabalho para mudar esta visão”, afirmou. Miriam defendeu a importância de tratar sobre esse assunto em todos os níveis de escolaridade até mesmo na graduação. “Eu me formei em Engenharia Elétrica e em nenhum momento a segurança foi tratada na faculdade, e por isso senti a necessidade de fazer a especialização em Segurança do Trabalho”, contou.

Jacqueline Lenzi Gatti Elbern, médica da Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre, rebateu lembrando sobre o problema do trabalho infantil. “Talvez seja difícil incluir esse tema nas escolas, pois temos outra cultura, a do trabalho precoce que dificulta esta questão”, defendeu. Já, Rafael Lonzetti, vice-presidente do Sinduscon, acrescentou a importância do papel dos recursos humanos na questão. “Quando o funcionário é contratado, ele passa por um treinamento sobre segurança, então o momento é de investir na gestão de pessoas, pois é a área que lida com a saúde e pode levar essa cultura para dentro da empresa”, completou. 

Em maio, um evento promovido pelo grupo irá reunir técnicos e engenheiros, empresários, médicos em saúde do trabalho, e outros profissionais envolvidos para tratar da importância da responsabilidade profissional do especialista em Segurança do Trabalho.

 

Outras Notícias

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: