Notícia

CREA-RS representado no Conselho de Segurança Alimentar de Três Passos


Eng. Agr. Rafael Weber Graffitti, à esquerda, e Eng. Agr. César Alexandre Bourcheid, à direita . Créditos: Arquivo CREA-RS

Instituído em dezembro de 2014, o Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) do município de Três Passos conta com dois profissionais do CREA-RS em sua estrutura. Representarão a entidade os Engenheiros Agrônomos César Alexandre Bourscheid, como titular, e Rafael Weber Graffitti, como suplente. Este Conselho Municipal tem como objetivo assegurar o direito constitucional à alimentação e à segurança alimentar e nutricional, constituindo-se em espaço de articulação entre governo municipal e sociedade civil para a formulação de diretrizes para políticas e ações na área da segurança alimentar e nutricional.

De acordo com o Eng. Bourscheid, o CREA-RS irá contribuir com o conhecimento técnico para desenvolver no município uma alimentação mais saudável. “Nós vamos trabalhar por uma alimentação livre de agrotóxicos”, afirma. Outro ponto importante para o profissional é incentivar a produção de alimentos na região. “Nós devemos estimular a produção, pois Três Passos tem potencial para produzir os alimentos consumidos no município. E isso ajudaria também a lidar com um potencial problema de abastecimento da população. Mas nós incentivaremos sempre dando o suporte para consciência de conservação ambiental, para que se use apenas os recursos necessários, não esbanjando, principalmente, os recursos hídricos”, defende o Engenheiro. Conforme destaca, o Consea deve trabalhar em conjunto com as secretarias municipais, de forma a contribuir efetivamente com a população, “desenvolvendo políticas públicas eficientes”. 

Vinculado diretamente à Secretaria Municipal de Assistência Social, cabe ao Consea estabelecer diálogo permanente entre o Governo Municipal e as organizações sociais nele representadas, com o objetivo de assessorar a Prefeitura de Três Passos na formulação de políticas públicas e na definição de diretrizes e prioridades que visem a garantia do direito humano à alimentação. O Conselho é composto por nove conselheiros titulares e respectivos suplentes os quais representam instituições governamentais, no número de quatro, e instituições não-governamentais, com cinco membros. 

 

 

Outras Notícias

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: