Santo Ângelo recebe XII Entidades de Classe do CREA-RS

Entidades de Classe da área tecnológica do RS estão reunidas em Santo Ângelo . Créditos: Arquivo CREA-RS

Em terras missioneiras, na cidade de Santo Ângelo, começou, ontem (27), um dos principais eventos do Sistema Confea/Crea e Mútua, o XII Encontro de Entidades de Classe do CREA-RS, levando em conta a importância das entidades para a base de todo o Sistema. Reunindo 98 entidades, com cerca de 180 participantes, o evento acontece em um momento importante para os profissionais da área tecnológica no Estado, já que vários projetos que envolvem as entidades e as empresas com registro no CREA-RS estão em alta, em função da Copa do Mundo, do crescimento do polo naval e dos investimentos da energia eólica, entre outros, que exigem a participação de um responsável técnico em sua execução. Na abertura, o presidente da Sociedade dos Engenheiros e Arquitetos de Santo Ângelo (Senasa), Eng. Mec. Norberto Ilgner, também coordenador do GT de Organização do XII EESEC, destacou as discussões que foram feitas nos Encontros das Zonais antes da realização desse evento, salientando ainda que a busca por soluções é um dos maiores anseios dos profissionais, que executam as boas práticas em benefício da sociedade. “Quero agradecer ainda a todos os representantes das entidades no ano passado que confiaram em nosso trabalho”, ressaltou.
Em nome da Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais, seu diretor geral, presidente Eng. Civil Gilmar Piovezan elogiou o evento, considerando o papel importante das entidades de classe. “As discussões que vão acontecer neste Encontro contribuirão para o seu fortalecimento e evolução”, apontou, colocando a Mútua como parceira nesse movimento.
Na ocasião, também foi assinado um termo de cooperação técnica entre o CREA-RS e a Prefeitura de Santo Ângelo, por meio de sua Secretaria Municipal de Obras e Serviços, para troca de informações e o mútuo apoio técnico, no sentido de permitir a celeridade da identificação de obras e serviços que estejam sendo executadas sem licença ou sem profissional técnico. Representando, no ato, o prefeito municipal Eduardo Debacco Loureiro, o Eng. Civil Vítor Trein Lucca, Secretário Geral do município, que também já foi inspetor da Inspetoria da cidade, ressaltou a parceria técnica de um Conselho multiprofissional como o CREA-RS.

Assinatura Convênio CREA-RS, Prefeitura de Santo ângelo

O presidente do CREA-RS, Eng. Civil Luiz Alcides Capoani, iniciou ressaltando a necessidade de o Conselho repensar suas ações e seu papel, principalmente neste momento especial que vive atravessando os diversos setores da área tecnológica. “O EESEC é uma boa oportunidade para discutir questões do interesse da categoria, levando em conta a necessidade da atualização da  Lei 5.194, de 1966, com ênfase ao papel exercido por nossas entidades”, apontou, salientando ainda que um dos temas tratados será o repasse dos valores de ART às entidades, assim como a Resolução 1.032 que trata exatamente sobre o assunto.
“O Sistema Confea/Crea tem ainda um grande desafio pela frente com a saída dos Arquitetos, principalmente a adequação das entidades que congregam ainda arquitetos em seu estatuto. Portanto, temos de trabalhar bastante para obtermos a adequação de todos os processos administrativos”, avaliou.
Salientou ainda que o objetivo é potencializar o apoio às entidades de classe que são o braço essencial à valorização profissional. “Precisamos discutir este ano para prepararmos o grande encontro que acontecerá no Estado no ano que vem, que é o Congresso Nacional dos Profissionais, finalizou. A programação se estende até sábado, com palestras, como a visão do sistema profissional argentino pelo presidente do Consejo Profesional de Arquitectura e Ingenieria de Missiones (CPAIM). Também esteve presente o Eng. Civil Ruy Knorr, conselheiro federal suplente pelo RS no Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), além de diretores e conselheiros.

Paneis técnicos

Abriram a programação, na tarde de quinta-feira (27) alguns paineis que debateram temas de interesse das entidades de classe. Entre eles foram apresentados dois cases de Entidades com ações de sucesso.

Representando a Senasa - Sociedade de Engenheiros e Arquitetos de Santo Ângelo, o presidente da entidade, Eng. Mec. e de Seg. do Trab. Norberto Otmar Ilgner, apresentou as ações realizadas pela diretoria da entidade.

A outra entidades do painel foi a Seaaq - Associação de Engenheiros, Arquitetos, Agrônomos, Químicos e Geólogos de Caxias do Sul, com a apresentação das ações de sucesso realizadas pelo Eng. Gilberto Silva de Almeida.

Também houve um debate com os presentes no painel "O Conselheiro que Queremos" , onde o coordenador da Câmara Especializada de Engenharia Elétrica, Eng. Op. Eletrôn. Sergio Boniatti, apresentou a visão do Conselho.

E o Engenheiro Agrônomo Alexandre Zillmer, presidente da AEAPSC, falou em nome das entidades (na foto, o primeiro à direita),