Equipamentos em supermercados de Uruguaiana fiscalizados pelo Crea

Matéria veiculada no Jornal Diário da Fronteira . Créditos: Arquivo CREA-RS

Na última semana, entre os dias 26 e 30 de setembro, a Inspetoria do CREA-RS de Uruguaiana colocou em prática o Projeto de Fiscalização Orientada 01 na Área Industrial – Manutenção de Equipamentos em Rede de Supermercados. O objetivo foi o de verificar o trabalho de profissionais e empresas legalmente habilitadas e com registro no Conselho atuando na manutenção de equipamentos destes estabelecimentos, como câmaras de resfriamento, câmaras de congelamento, freezers e ilhas de refrigeração que acondicionam alimentos de origem animal e vegetal a fim de serem comercializados.
De acordo com o Agente Fiscal Juliano Nascimento, responsável pelo projeto, a ação visa prevenir os riscos de contaminação dos alimentos comercializados, evitar acidentes com choques elétricos, assim como verificar a frequência com que são realizadas as manutenções. “Esses produtos, naturalmente, possuem micro-organismos que se proliferam muito rapidamente à temperatura ambiente (+/- 20ºC) e com os equipamentos de refrigeração/congelamento funcionando corretamente, os efeitos nocivos relativos ao consumo são diminuídos devido à temperatura mais baixa de conservação, proporcionando um consumo mais seguro”, explica o fiscal. Foram verificados equipamentos dos 13 maiores supermercados da cidade.
O trabalho também ganhou destaque na mídia da região, com cobertura dos maiores veículos de comunicação da cidade, como RBS TV, Jornal Diário da Fronteira, Rádios 96 FM, Rádio Líder entre outros.