Inscrições para o Prêmio Pesquisador Gaúcho vão até 18 de outubro

Engenharias, Arquitetura, Urbanismo e Design são categorias contempladas. Créditos: Arquivo CREA-RS

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs), vinculada à Secretaria da Ciência Tecnologia e Inovação (SCIT), está com as inscrições abertas para o Prêmio Pesquisador Gaúcho até o dia 18 de outubro, contemplando 6 categorias de premiação: pesquisadores destaques em sete áreas do conhecimento, doutores que contribuíram com inovações na indústria, jovens doutores, alunos de graduação e de ensino técnico inseridos em projetos inovadores e pesquisadores que atuaram dentro de micro e pequenas empresas.
Nesta edição o Prêmio terá uma referência especial ao Ano Internacional do Cooperativismo, através da categoria Pesquisa Destaque em Cooperativismo.
O objetivo do evento é premiar pesquisadores das áreas científicas e tecnológicas que contribuíram significativamente para o desenvolvimento do Estado do Rio Grande do Sul. Uma formação da tríade: governo, comunidade científica e meio empresarial, destacando a importância do investimento em Ciência e Tecnologia e Inovação como alavanca para o desenvolvimento do Estado.
Os destaques da pesquisa gaúcha serão conhecidos na solenidade do Prêmio Pesquisador Gaúcho, no dia 30 de outubro, na FIERGS, dentro do 5º Congresso Internacional da Inovação. Com abrangência estadual, o Prêmio conta com o envolvimento de todas as universidades do Estado, institutos de pesquisa, escolas de ensino técnico e empresas que desenvolvem P&D.
Segundo a diretora presidente da FAPERGS, Nádya Pesce da Silveira, o Prêmio Pesquisador Gaúcho tem a proposta de mostrar à sociedade que a pesquisa é uma ferramenta fundamental para a busca de soluções, inovações e para a melhoria de vida das pessoas em diversos aspectos. A diretora presidente da Fundação destacou, "o futuro se faz com pesquisa". A integração governo, academia e mercado é uma alavanca para que o conhecimento seja transformado em riquezas e serviços úteis à sociedade, reforçou Nádya.
Categorias de seleção para Premiação:
Pesquisador Destaque em sete principais áreas do conhecimento - Arquitetura,Urbanismo e Design; Engenharia; Física e Astronomia; Geociências; Matemática,Estatística e Computação; Química e Interdisciplinar.
Categoria em comemoração ao Ano Internacional do Cooperativismo- Pesquisa Destaque em Cooperativismo
Categorias com ênfase na inovação:
a) Tese Inovação Gaúcha
b) Prêmio Piá Inovador
c) Prêmio Pesquisador na Empresa
d Pesquisador na Indústria
e) Técnico Pesquisador
Regulamento do Prêmio Pesquisador Gaúcho e inscrições poderão ser efetuadas até o dia 18 de outubro pelo endereço www.premiopesquisadorgaucho.rs.gov.br

Fonte: Assessoria de Comunicação Fapergs