Seaca participa da criação do Instituto de Inovação de Canoas

Fundado por meio da união de cerca de 20 entidades privadas, entre elas a Sociedade de Engenheiro e Arquitetos de Canoas (Seaca), entidade da área tecnologia, com registro no CREA-RS, foi fundado nesta quinta-feira o Instituto Canoas de Inovação. De acordo com o Eng. Eletricista Sérgio Boniatti, presidente da entidade e coordenador da Câmara Especializada de Engenharia Elétrica do Conselho, o Instituto tem por objetivos alavancar o desenvolvimento do município e trazer novos investimentos à região. “A ideia partiu da administração pública e que quer sedimentar via entidades privadas”. Ele explica que a primeira e grande tarefa do Instituto é desenvolver  a instalação do Parque Canoas de Inovação, que contará com inúmeras empresas e com inovação tecnológica, além de parques nativos e um Jardim botânico.
Parque pronto em 2013
O gerente do Parque Canoas de Inovação, Jeferson Cunha, diz que a implantação deve iniciar em março de 2013. "Iniciaremos pela construção do prédio da incubadora e a estrutura que abrigará a gestão do Parque, no marco zero, do final da Boqueirão", afirma ele, prevendo que as obras durem de 8 a 10 meses. "Será criada uma empresa pública, a Canoas S.A., para gerir o empreendimento imobiliário", explica Cunha.
O funcionamento do Parque Canoas de Inovação e, na Fazenda Guajuviras, disponível para mais de 100 empresas, segundo Cunha, deve ocorrer até o final do ano que vem. Conforme a presidente da Cics, Simone Leite, o Instituto Canoas de Inovação partirá da receita repassada pelas entidades associadas. "Os sócios são contribuintes. Iremos atrás do patrocínio de empresas como a Petrobrás, além da própria Prefeitura", conta ela, informando que a parte executiva da entidade será feita por pessoas contratadas.
Com informações do Jornal de Canoas