SOP terceiriza projetos para reforma em mais de mil escolas

Para agilizar os processos de reformas e ampliações de 1.027 escolas do Rio Grande do Sul, a Secretaria de Obras Públicas, Irrigação e Desenvolvimento Urbano (SOP) terceirizará os projetos de arquitetura e os complementares. A licitação para a contratação das empresas já está aberta e vai até o dia 05 de novembro. O Estado vai investir mais de R$ 220 milhões. A iniciativa faz parte do Plano Nacional de Obras (PNO).
“O nosso corpo de técnicos é muito pequeno para atender toda a demanda do Estado. Por isso optamos em dar a oportunidade para que bons escritórios e empresas de arquitetura, engenharia e urbanismo mostrem o seu trabalho. Este é o maior lote de terceirização de projetos executivos”, explicou o secretário da pasta, Luiz Carlos Busato. Segundo o gestor o quantitativo máximo da contratação é de 1.682.000,00 m² de projetos em diferentes municípios gaúchos.
O PNO, elaborado em parceria com a Secretaria Estadual de Educação, estabelece padrões mínimos para adequação dos espaços das escolas, como sala de estudos para professores, aparelhos de ar condicionado, plano de prevenção e combate a incêndios, acessibilidade, cercamento e iluminação apropriados à segurança da comunidade e do patrimônio, estrutura de wi-fi, entre outros. “Queremos que as instituições sejam locais agradáveis, onde os alunos se sintam acolhidos e integrados na vida escolar”, disse Busato.
Os interessados podem solicitar o edital e o termo de referência no protocolo da Secretaria da Administração e dos Recursos Humanos, no Centro Administrativo Fernando Ferrari (Avenida Borges de Medeiros, 1501, 1º andar), ou no site www.celic.rs.gov.br (CR 245/12). As propostas serão analisadas conforme os critérios de técnica e preço e registro de preço.

Fonte: Comunicação Social SOP