Notícia

Nova diretoria da Sergs é empossada na comemoração de 85 anos da entidade


Eng. Moussalle em seu discurso ressalta a gestão do Eng. Hilário. Créditos: Arquivo CREA-RS

O presidente do CREA-RS, Eng. Civil Melvis Barrios Junior, prestigiou a posse administrativa da nova diretoria da Sociedade de Engenharia do Rio Grande do Sul, nesta terça (10), que tem à frente o Eng. Civil Nelson Kalil Moussalle. 

O almoço que, comemorou ainda os 85 anos de fundação da entidade, que é precursora do CREA-RS, reuniu mais de 80 profissionais, como o presidente do Confea, Eng. Civil José Tadeu da Silva. 
Com uma trajetória sólida e mantenedora do conhecimento tecnológico, a Sergs, hoje com 1.200 associados, esteve presente em alguns dos principais momentos do Estado, como em discussões sobre as perspectivas do setor de infraestrutura e logística e os novos investimentos previstos para o Rio Grande do Sul. 

Ao deixar o cargo, o Eng. Civil Hilário Pires ressaltou que a importância da entidade nas principais discussões dos profissionais da área tecnológica. “Tenho certeza que nesta etapa que se inicia, a nossa Sergs haverá de distinguir-se na defesa ainda mais firme da importância da Engenharia como atividade essencial para a retomada do desenvolvimento gaúcho e nacional”, alertou.Para ele, as entidades da Engenharia, sob a liderança do Sistema Confea/Crea, devem exercer protagonismo “não só nas denúncias, que tanto afligem a sociedade, mas também e acima de tudo com base na qualificação da nossa categoria, apontando caminhos que nos permitam a superação da crise”, encerrou. 

Em sua manifestação, o novo presidente da Sergs, Eng. Moussalle, ressaltou o trabalho do Eng. Hilário, que com ações e eventos contribuiu para o equilíbrio financeiro da entidade. “Pretendemos dar continuidade às realizações da gestão do Eng. Hilário, principalmente as ações que deram certo”, afirmou. Aproveitando o momento atual do país, o presidente da Sergs explicou que pretende ampliar a integração com todas as entidades representativas da Engenharia, Arquitetura e Geologia, como CREA, CAU, Sinduscon, Senge, Sicepot e outros. “É com a força conjunta e toda a classe unida que poderemos fazer frente às adversidades e dificuldades que os mais diversos setores da Engenharia têm enfrentado. Dessa forma, seremos uma só voz perante os poderes públicos, no sentido de ajudar nas decisões e dificuldade que se apresentarem”, explicou. Também adiantou que a nova diretoria pretende utilizar todas as Comissões Técnicas, formada por profissionais com conhecimento técnico, para que a Sergs possa realmente voltar a participar das discussões do Estado. “Ainda como projeto de gestão, pretendemos apresentar à Prefeitura de Porto Alegre um projeto de revitalização da Rua 24 Horas (Travessa Acylino de Carvalho), sem custos para o órgão público e para os comerciantes da região, mas buscando parceria com empresas interessadas em devolver aquele trecho à nossa comunidade da forma como inicialmente foi concebida”, detalhou, afirmando que conta com o ex-presidente Hilário Pires para o desenvolvimento deste projeto. Finalizou com uma citação árabe: “que nossos ideais sejam tanto mais fortes quanto maiores forem os desafios, porque metade de nós é de sonhos e a outra metade de lutas”. 

O presidente do Confea, também presidente da Febrae e da Upadi, destacou o fato de a Sergs ser uma das sete entidades precursoras do Sistema Confea/Crea. “Hoje começava o Colégio de Presidentes, mas eu não poderia deixar de prestigiar os 85 anos de uma entidade que representa o início do nosso Sistema, o que demonstra a sua importância para ele”, avaliou, enaltecendo inclusive a infraestrutura da sede. “Não me lembro de outra entidade que tenha o patrimônio que a Sergs conquistou nestes 85 anos”, reconheceu.

Com relação ao momento que passa o Brasil, o presidente Eng. Tadeu destacou que é preciso mais otimismo, pois o país é muito rico, com soberania. “Temos de participar mais das discussões políticas e acompanhar os projetos de leis que envolvem os profissionais da área tecnológica. A Lei da Licitação é uma discussão importante para todos nós, que podem contribuir para maior segurança para as empresas e profissionais da Engenharia”, indicou. Parabenizou ainda um ex-presidente da Sergs, o Eng. Civil Newton Quites, vice-presidente da Febrae, que contribuiu para eleger um brasileiro para a Femoi. 

Ex-presidentes da Sergs que compareceram ao evento

Ao longo destes 85 anos, trinta profissionais estiveram na presidência da entidade, iniciada pelo Eng. Fernando Martins Pereira e Souza (1930 a 1932). Na ocasião entre os ex-presidentes foram homenageados, em nome de todos, o com mais idade e o mais antigo na gestão, Eng. Eurico Trindade Neves, com 96 anos, e Eng. Nicolau Jorge Ache Waquil, respectivamente.
Eng. Melvis homenageia a Sergs com uma placa

Na oportunidade também foi aberto espaço para a Sergs receber homenagens, entre elas a do CREA-RS. O Eng. Civil Melvis Barrios Junior enalteceu a atuação forte e representativa da Sergs no Estado, manifestando o apoio de sua gestão às entidades de classe, em especial à parceria com a Sociedade de Engenharia. “Tive a honra, à época que fui conselheiro federal do Confea, participar da Plenária de homologação da Sergs como entidade precursora”, enfatizou Eng. Melvis.

 

Outras Notícias

NOTÍCIAS

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: