Rondônia recebe 3ª Reunião Ordinária do Colégio de Presidentes do Sistema Confea

Colégio de Presidentes do Sistema Confea/Crea termina nesta sexta (12). Créditos: Arquivo CREA-RO

O 2º vice-presidente do CREA-RS, Eng. Agrônomo Vulmar Silveira Leite, está representando o presidente, Eng. Melvis Barrios Junior, na 3ª Reunião Ordinária do Colégio de Presidentes do Sistema Confea/Crea e Mútua, que termina nesta sexta (12) em Rondônia.

O Colégio de Presidentes do Sistema Confea/Crea e Mútua tem por objetivo buscar a unidade de ação preconizada no artigo 24 da Lei 5.194/66, no que se refere ao funcionamento, administração dos conselhos, bem como posicionamento face às questões e os empreendimentos de Engenharia, Agronomia, Geologia, Geografia e Meteorologia nacionais em defesa da sociedade.
De acordo com o presidente do CREA-RO, que sedia o evento, o Engenheiro Civil Nélio Alencar, a cada dois meses, o colegiado se reúne para tratar de temas relacionados à área tecnológica e assuntos institucionais e políticos de abrangência do Sistema. “Estamos buscando unidade de ação no que se refere ao funcionamento do Sistema e à uniformização de procedimentos, visando à maximização da eficiência e eficácia”, expõe Alencar.

Assinatura de Carta de Intenções

Além de palestras, a Reunião teve como um dos destaques a assinatura da Carta de Intenções com a Cooperativa de Serviços para Preservação do Ambiente (Pragmit), de Portugal, empresa especializada em tratamento de águas residuais. Segundo o presidente do Crea-RO, eng. Civ. Nélio Alencar, o objetivo da Carta de Intenções assinada com a Pragmit é trazer tecnologia inovadora para o Estado. “É muito importante porque é a troca do Novo Mundo com o Velho Mundo, trazendo exatamente o que eles têm de mais prioritário na Europa, que é o tratamento da água. A partir desta carta, vamos começar a formação de nossos profissionais com uso dessa nova tecnologia sustentável”, destaca.

Palestras e know-how estrangeiro

Na opinião do representante da Associação Brasileira de Engenheiros Civis (Abenc) na União Europeia,
Engenheiro Guilherme Büest, o Crea-RO desponta ao investir em uma  iniciativa voltada para oferecer soluções para a população.
De acordo com o engenheiro florestal José António Falcão Mendes, que, no dia anterior (10), palestrou sobre o Tratamento das Águas Residuais, o objetivo é o intercâmbio tecnológico único e exclusivo entre Brasil e Portugal. “Precisamos preservar o ambiente por meio da execução de programas e projetos. Precisamos também promover o intercâmbio entre diversas entidades, com foco no tratamento de efluentes de origem agrícola, industrial e doméstica, segundo métodos naturais e ecologicamente sustentáveis”, afirmou o engenheiro.
Ainda sobre o tema água, a reunião contou, no primeiro dia, com a palestra “Las Águas del Rio Tajo, Paradigma de Colonialismo Hídrico”, de Alejandro Carta. Ele destacou a qualidade dos profissionais brasileiros e como a parceria proposta pode ser produtiva para o Brasil. “A partir do que já executamos na Europa, pretendemos repassar as técnicas para que os profissionais brasileiros atuem como multiplicadores dessa tecnologia, que não tem impacto no meio ambiente, além de ter um custo e manutenção quase nulos, o que significa que o funcionamento é prolongado”, disse.  Alejandro Carta, que é Engenheiro Aeronáutico, atualmente coordena a Rede da Cidadania por uma Nova Cultura da Água em Tajo/Tejo com seus afluentes na Espanha e em Portugal e também dirige a Fundação Nova Cultura.

Equipe de Comunicação do Confea, com informações do Crea-RO