9º Fórum Tecnológico do Leite, em setembro, é organizado pelo Colégio Teutônia

A comissão organizadora do 9º Fórum Tecnológico do Leite voltou a se reunir no mês de junho para dar andamento ao planejamento do evento que ocorre entre os dias 16 e 18 de setembro. Organizado pelo Colégio Teutônia e parceiros, o Fórum terá como tema “Produção Leiteira: tendências, possibilidades e cenários” e marca as comemorações pelo Dia Estadual do Leite em Teutônia. A data é celebrada anualmente na terceira quarta-feira do mês de setembro, enaltecendo a importância da bebida para a população e incentivando o consumo do alimento.

Concomitantemente ao Fórum, com ciclo de palestras e painéis no Auditório Central do educandário e circuito temático dividido em quatro estações com dinâmicas práticas na Granja do Colégio Teutônia, ocorre a 5ª edição da Feira Agrocomercial, nos dias 17 e 18 de setembro. Nesses dias haverá exposição e comercialização de agroindústrias em estrutura especial disponibilizada na Sociedade Esportiva e Recreativa Gaúcho, no Bairro Teutônia, local que também deverá receber expositores de máquinas e implementos, insumos e demais tecnologias de produção do setor agropecuário.

Os palestrantes e painelistas darão foco à qualidade do leite, Normativa 62, importância do consumo de lácteos, aspectos econômicos da produção e cenários da produção leiteira. Entre outras atividades, ainda haverá a inédita “Escolinha do Leite”, com o apoio da Cooperativa Languiru, um bate-papo direcionado às crianças e estudantes das redes municipal, estadual e particular, além do já tradicional Concurso de Leite em Metro.

Uma das novidades desta edição é a “Escolinha do Leite”, com o apoio da Cooperativa Languiru. Outra atração deverá ser a Feira Agrocomercial, com a participação de agroindústrias. Além dos detalhes da programação, a comissão organizadora ainda estuda a realização de evento de lançamento do Fórum, da Feira e da Semana Acadêmica. A atividade está prevista para o final de julho ou início de agosto.

Mais informações sobre os eventos podem ser obtidas pelos fones (51) 3762-4040 e 3762-6025, com Márcio Mügge e Maria de Fátima Fuzer da Silva, ou ainda pelo e-mail marcio@colegioteutonia.com.br.

O 9º Fórum Tecnológico do Leite é uma realização do Colégio Teutônia, com a parceria de Emater/RS-Ascar, Regional Sindical Vale do Taquari, Fetag/RS, Governo do Estado – Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Associação dos Engenheiros Agrônomos do Vale do Taquari (ASEAT), Centro de Apoio ao Pequeno Agricultor (CAPA), Nutrifarma, Cooperativa Languiru, Certel Energia, Sicredi Ouro Branco, Du Pont Pionner, Banrisul e Prefeitura de Teutônia.

Dia 14 de setembro – Abertura da 4ª Semana Acadêmica da Educação Profissional

Local: Auditório Central do Colégio Teutônia
•19h30min: Abertura oficial da 4ª Semana Acadêmica da Educação Profissional com apresentação do Conjunto Instrumental do Colégio Teutônia.
•20h: Palestra de abertura da Semana Acadêmica: “Qualidade de Vida”.
•21h30min: Fechamento da primeira noite com apresentação do Conjunto Instrumental do Colégio Teutônia.

Dia 15 de setembro – Segunda noite da 4ª Semana Acadêmica da Educação Profissional
Local: Auditório Central do Colégio Teutônia
•19h30min: Palestra do dia: “Energias Renováveis”
•21h: Show cultural do CTG Rancho da Saudade, de Cachoeirinha (1ª RT) – vencedor do Encontro de Arte e Tradição (ENART 2014).

Dia 16 de setembro – Dia Estadual do Leite – Abertura do 9º Fórum Tecnológico do Leite
Temática 2015: “Produção Leiteira: tendências, possibilidades e cenários”
Local: Auditório Central do Colégio Teutônia
•19h: Recepção e credenciamento do público participante.
•19h30min: Abertura Oficial da 9ª Edição do Fórum Tecnológico do Leite.
•20h: Início do 1º Painel: “Possíveis Cenários na Produção Leiteira”. Público alvo: Profissionais da cadeia do leite.
•21h30min: Apresentação artística do Grupo de Danças Folclóricas Alemãs do município de Westfália/RS – “Westfälische Tanzgruppe”.

Dia 17 de setembro – Fórum Tecnológico do Leite, Exposição Agrocomercial e Semana Acadêmica
Local: Auditório Central do Colégio Teutônia.
•08h30min: Recepção e credenciamento do público participante.
•09h: Apresentação do Conjunto Instrumental do Colégio Teutônia.
•09h30min – 10h30min: 2º Painel: “Normativa 62”. Público alvo: produtores rurais e demais profissionais da cadeia do leite.
•19h30min: Início da palestra: “Aspectos Econômicos da Produção Leiteira”.
•21h: Apresentação artística de canto e dança da FUNDARTE, de Montenegro/RS – “Musical FUNDARTE”. Encerramento da 4ª Semana Acadêmica do Colégio Teutônia.

Dia 17 de setembro – Fórum Tecnológico do Leite e Exposição Agrocomercial
Local: Granja do Colégio Teutônia.
•13h30min – 16h: Estações Temáticas e Mostra Científica.
Dia 17 de setembro – Fórum Tecnológico do Leite e Exposição Agrocomercial
Local: Ginásio SER Gaúcho.
•09h – 11h: Projeto Social “Escolinha do Leite”. Palestra: “Importância do Consumo de Lácteos”. Tem como público alvo crianças e estudantes de Teutônia e municípios vizinhos.
•11h: Abertura oficial da 5ª Edição da Exposição Agrocomercial.
•11h – 12h: Mostra Científica dos estudantes do Curso Técnico em Agropecuária do Colégio Teutônia.
•12h: Almoço
•16h: Concurso do “Leite em Metro” e sorteio de brindes.
•20h: Fechamento da Exposição Agrocomercial.

Dia 18 de setembro - Fórum Tecnológico do Leite e Exposição Agrocomercial
Local: Ginásio SER Gaúcho e Granja do Colégio Teutônia.
•08h30min: Recepção e credenciamento dos participantes.
•09h30min – 10h30min: Início do 3º Painel: “Qualidade versus Garantia”. Público alvo: Técnicos e produtores.
•10h: Reabertura da Exposição Agrocomercial.
•12h: Almoço
•13h30min – 16h: Estações Temáticas na Granja do Colégio Teutônia e Mostra Científica.
•16h: Concurso do “Leite em Metro” e encerramento do evento e da Feira Agrocomercial
•16h30min: Apresentação bandinhas Folclóricas.

Fonte: Leandro Augusto Hamester/Assessoria