CREA-RS participa de Seminário sobre Crise Energética e Desenvolvimento

Palestra do ministro de Minas e Energia, Altino Ventura Filho . Créditos: Arquivo CREA-RS

O presidente do CREA-RS, Eng. Civ. Melvis Barrios Junior, participou na manhã de ontem (18) da abertura do Seminário “Crise Energética e Desenvolvimento”, promovido pelo Sindicato dos Engenheiros (Senge-RS) e Federação Nacional dos Engenheiros. O evento teve como principal objetivo apontar as perspectivas para atender às demandas do crescimento econômico e social no Estado do Rio Grande do Sul e no País. Também visava debater soluções capazes de garantir o suprimento energético em quantidade, qualidade e tarifas compatíveis, com espaço para todas as fontes de energia existentes.

“Este seminário marca o aniversário de 73 anos do Senge-RS e traz um tema de suma importância para a sociedade  e para a Engenharia. Cabe a nós, Engenheiros, gestores e usuários, promover esse debate e trazer os diferentes aspectos que envolvem a matriz energética do Brasil e do Rio Grande do Sul”, afirmou o presidente do Senge-RS, Alexandre Wollmann.
Mais de 800 inscritos participaram do evento que contou com uma palestra magna do ministro de Minas e Energia, Altino Ventura Filho, sobre a crise energética como ameaça ao desenvolvimento. Outros três painéis abordaram temas como, vulnerabilidades técnicas, jurídicas e ambientais do sistema elétrico brasileiro, desafios técnicos e socioeconômicos da oferta de energia e desafios do setor energético do Rio Grande do Sul.