Inspetoria do CREA-RS em Bagé completa 35 anos

Descerramento da galeria de ex-inspetores chefe da Insp. Bagé. Créditos: Arquivo CREA-RS

Há 35 anos a bandeira do CREA-RS foi cravada em terras bajeenses. Quarta Regional do CREA-RS no interior do Estado e grande parceira dos órgãos públicos e da comunidade da região, a Inspetoria de Bagé, cidade conhecida como a “Rainha da Fronteira”, abrange os municípios de Aceguá, Candiota, Dom Pedrito, Hulha Negra, Lavras do Sul, Pedras Altas, Pinheiro Machado e Piratini, contando no total com 975 profissionais registrados. Para comemorar a data, prestou uma homenagem às pessoas que ajudaram a construir essa história, inaugurando a galeria com fotos de seus Ex-Inspetores-Chefes, em cerimônia realizada no dia 10 de outubro.

Na abertura, o atual inspetor-chefe, Eng. Civil Márcio Marun Gomes, afirmou que o ato é uma forma de agradecer aos profissionais que, de uma forma ou outra, se dedicaram à comunidade. “Com o crescimento cada vez maior das obras no setor tecnológico, principalmente agora com a aprovação da Lei de Inspeção e Manutenção na cidade, a Inspetoria do CREA nos municípios pode contribuir na fiscalização para garantir que a comunidade contrate serviços que realmente estejam sendo realizados por profissionais e empresas habilitados”, destacou. Presente na cerimônia, o segundo inspetor-chefe da Inspetoria, Eng. Carlos Roberto Garibaldi da Silva, ressaltou que muitas vezes a sociedade não sabe quais são as atividades dos profissionais do Sistema Confea/Crea. “Mas estamos em todas as atividades que contribuem para o desenvolvimento do País”, salientou, elogiando a galeria de fotos, no sentido de prestar uma homenagem e mostrar quem são os profissionais que estiveram à frente da Regional.

Segundo o presidente do CREA-RS, Eng. Luiz Alcides Capoani, o ato simboliza a história do Conselho no Estado. “É uma forma de apresentar o legado e reconhecimento aos profissionais que ajudaram a construir esta história para a sociedade bajeense. As Inspetorias são um braço do Conselho e que ajudam a mostrar às comunidades a importância do conhecimento técnico para o desenvolvimento das cidades”, destacou, parabenizando à Inspetoria pela homenagem aos seus ex-inspetores, agradecendo também aos funcionários, que representam, em suas atividades no dia a dia, o CREA-RS.

Os primeiros à esquerda são os pais do Eng. Mecânico e de Seg. do Trabalho Rogério Ianzer Jardim

Os pais do 12º ex-inspetor-chefe, Eng. Mecânico e de Seg. do Trabalho Rogério Ianzer Jardim, falecido aos 38 anos, ficaram emocionados com a galeria com a foto e a homenagem realizada pela Inspetoria de Bagé. “Nosso filho tinha muito orgulho de ser um representante do CREA-RS”, lembraram. Também como parte das festividades, houve o descerramento da placa de alusiva aos 35 anos da Inspetoria. Na oportunidade, foi entregue a placa de homenagem ao funcionário Júlio César Costa Silveira pela dedicação e profissionalismo nestes 35 anos prestados à comunidade bajeense. Prestigiaram a cerimônia o Eng. Civil Mélvis Barrios Júnior, conselheiro federal; o Eng. Civil Adalberto Schafer, representando o prefeito, Dudu Colombo; Silvio Oliveira, representando o Gabinete da Presidência da Câmara de Vereadores, Eng. Daltro Branco, representante da Zonal Sul; Eng. Edemar Antônio Dutra Luiz, inspetor-tesoureiro de Bagé; Eng. Agrônomo Claudio Deibler, presidente da Abea; Eng. Eletricista Amilcar Barum, inspetor-chefe de Pelotas; Eng. Civil Enida Cachapuz, inspetora secretária de Rio Grande, assessor da presidência e coordenador do Naaec, Eng. Agr. Roberto Bento da Silva, além de ex-inspetores e atuais e funcionários.

No dia seguinte, 11 de outubro, foi a vez da Câmara de Vereadores Municipal prestar uma homenagem ao trabalho do CREA-RS na cidade, com Sessão Especial Outorgada, a partir das 10h30, na sede do legislativo, localizado na Rua Sete de Setembro n° 812. O presidente do Conselho, Eng. Luiz Alcides Capoani, estará na cidade participando dos dois eventos, que também contará com a presença dos conselheiros e inspetores do CREA-RS de Bagé.
A Inspetoria de Bagé abrange também os municípios de Aceguá, Candiota, Dom Pedrito, Hulha Negra, Lavras do Sul, Pedras Altas, Pinheiro Machado e Piratini, sendo responsável pela fiscalização do exercício profissionais e contando no total com 975 profissionais registrados.

Conselho Regional
O presidente do CREA-RS destacou que o órgão no estado conta com 67 mil profissionais e 12,5 mil empresas cadastradas . Ele explicou que desde que assumiu o conselho em 2009, tem buscado implementar novas frentes. Para isso, varias ações já foram desenvolvidas, entre elas a nova frota de veículos personalizados que segundo Capoani deu mais visibilidade, credibilidade e segurança para os fiscais trabalharem. “Hoje os profissionais trabalham identificados com o órgão”.
Ele comentou que o próximo passo será a mudança da legislação vigente que data de 1966. Para isso, o estado será sede da 70ª semana Oficial de Engenharia e Agronomia e o 8° Congresso Nacional de Profissionais que serão realizados em 2013 em Gramado.
Eng. Capoani explicou que o CREA-SP e CREA-PR, que também tiveram intenção de sediar o evento, mas apoiaram o CREA-RS. “Iremos receber profissionais de todo o Brasil em 2013 para discutir juntos pontos importantes para as engenharias e agronomia”, disse.

À noite Eng. Capoani foi homenageado, em nome do CREA-RS, pela Associação Bageense de Agrônomos (ABEA).

-Arquiteto e urbanista Sérgio Antônio Amado Coriolo
-Engenheiro agrônomo Carlos Roberto Garibaldi da Silva
-Engenheiro agrônomo Carlos Otávio Costa Moraes
-Engenheiro civil Carlos Eduardo Nunes Torrescasana